Domingo, 13 de Outubro de 2019

A importância da doação de órgãos

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) celebraram parceria para conscientizar a população pessoense sobre a importância da doação de órgãos. O presidente da Casa, vereador João Corujinha (DC), e o secretário da Saúde, Geraldo Medeiros, se reuniram para assinar o certificado da campanha Família Doadora, uma ação da Central de Transplantes da Paraíba.

João Corujinha colocou a TV Câmara JP e a Rádio Câmara à disposição da SES para divulgar as peças informativas da campanha, que tem como objetivo sensibilizar as famílias para a doação de órgãos. “Com mais essa parceria, a Câmara abraça essa luta para conscientizar as famílias sobre a importância da doação de órgãos, que pode salvar vidas de pacientes que estão na fila de espera por um transplante”, comentou o presidente da CMJP.

“É uma atitude humana, que resgata e salva vidas. Estamos dizendo sim para a campanha Família Doadora. Vamos colocar todos os nossos veículos de comunicação institucional à disposição para que, através de inserções na rádio e na TV, além da produção de programas especiais, a gente possa dar nossa contribuição”, completou João Corujinha.

O gestor estadual da Saúde, Geraldo Medeiros, esclareceu qual o foco da campanha. “Estamos conclamando os cidadãos para que, em vida, manifestem o desejo de doar seus órgãos, mediante uma morte encefálica decretada. Com essa atitude, podemos salvar vidas de pessoas que precisam de algum transplante de órgão”, destacou. O secretário reforçou ainda a importância de, assim como a Câmara, todas as instituições públicas se mobilizarem para aderir à campanha.

Geraldo Medeiros informou que, nos últimos quatro meses, houve uma conscientização maior da sociedade, com o aumento no número de doações de órgãos e, consequentemente, aumento das cirurgias de transplantes. Segundo o secretário, já foram realizados 14 transplantes de fígado e 60 transplantes de rins esse ano. “Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde e a Central de Transplantes vêm trabalhando para que a Paraíba se torne o estado com o maior número de doações de órgãos”, afirmou.

A reunião, que ocorreu no Gabinete da Presidência da CMJP, contou com a presença do vereador Leo Bezerra (PSB); da diretora geral do Legislativo Municipal, Nilmara Braga; e do secretário de Comunicação da Casa, Lael Arruda.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


^ Ir Para Topo ^