Segunda-Feira, 23 de Julho de 2018

Agricultura familiar desenvolve plantio na safra 2018

Após seis anos de plena seca, 2018 apresenta-se com um panorama diferente com perspectivas positivas em estados diversos do semiárido brasileiro e na Paraíba o clima é de entusiasmo por parte da agricultura familiar que já desenvolve seus preparos de solo e plantios nos municípios de diversos territórios paraibano.

No Cariri Ocidental, o município do Congo, via ação prefeitura municipal(Secretaria Municipal de Agricultura), já está em pleno trabalho de preparo do solo com tratores desempenhando o corte de terras das famílias agricultoras que já passam a desenvolver o plantio.

No território Cariri Oriental, a agricultura familiar dos municípios está em plena movimentação com o preparo do solo e plantio das culturas tradicionais além da adoção das novas tecnologias adaptadas para o suporte do rebanho pecuário a exemplo do plantio do sorgo dentre outras culturas.

Na zona rural do município de Santo André, o agricultor Aldo César Cavalcante Souto disse que logo no início das chuvas cortou sua terra numa área de aproximadamente 3 hectares para o plantio de culturas alimentares e que igualmente está preparando as culturas para alimentação do rebanho a exemplo de capim elefante, cana-de-açúcar e sorgo que serão transformados em silagem no processo de estoque via silos.

Aldo disse da preferência que tem pelo corte de terras via cultivadores já que preservam a qualidade do solo e estão sempre disponíveis a tempo e a hora. “Faço minha agricultura com cultivador para não danificar o solo e tenho bastante algodão mocó que passo na forrageira com safra e tudo, misturando com linhaça, com o capim sorgo, milho e outras culturas”, explica aquele agricultor ao dialogar com Stúdio Rural. “Tenho bastante capim elefante e de outras qualidades e uso muito a maniçoba que somam com a diversidade alimentar do meu rebanho”, acrescenta e comemora Aldo que tem uma pecuária diversificada com ênfase na caprinocultura leiteira, bovinocultura e ovinocultura.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^ Ir Para Topo ^