Destaques

Câncer de próstata é o que mais faz vítimas

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene para promover a abertura da campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata. O evento ocorre às 15h, no plenário José Mariz, e vai contar com a participação do presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Arnaud, que proferiu uma palestra e tratar do problema da mortalidade desta doença.

A Segunda Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Próstata ocorre entre os dias 22 e 26 deste mês e conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Urologia. Para lembrar os cuidados da saúde do homem. Durante a campanha serão realizados exames e consultas médicas em municípios da Zona da Mata, Agreste, Brejo, Sertão e Litoral do Estado para prevenir a população e alertar sobre os riscos da doença.

A Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Próstata acontece em cumprimento à Lei 8.609/09, definida através de propositura do presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), com o objetivo de esclarecer a população. “Toda a nossa luta para realizar esta campanha é com a finalidade de esclarecer para o povo paraibano a gravidade do câncer. Sabemos que quando descoberto cedo, maiores são as chances de cura”, destacou o parlamentar.

Doença – Na Paraíba, semelhante ao que ocorre no País, o câncer de próstata é o que mais faz vítimas. Segundo o Sistema de Informações Sobre Mortalidade da SES, de 2001 a 2013, foram 2.479 óbitos, superando qualquer outro tipo da doença, como estômago (2.451) e pulmão (2.442). 

No Brasil – O câncer representa a segunda causa de morte, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer – José Alencar Gomes da Silva (Inca), atrás apenas das doenças do coração. No ano passado, foram descobertos mais de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em relação ao câncer da próstata, foram registrados mais 60.180 casos entre brasileiros em 2012. Em 2013 são esperados mais de 500 mil novos casos.

No mundo – A cada ano o câncer provoca cerca de 8 milhões de mortes. Estima-se que um terço dessas mortes poderia ter sido evitado com mais prevenção, detecção precoce e acesso aos tratamentos existentes.

Programação

Sessão Solene – dia 18 de abril, às 15h, na Assembleia Legislativa da Paraíba

Realização de exames

22 a 26 de abril – João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Esperança, Patos, Sousa e Cajazeiras.

22 de abril – Baía da Traição, Aroeiras, Quixaba e Cajazeirinhas.

23 de abril – Jacaraú, Caiçara, Santa Terezinha e Tavares.

 24 de abril – Caaporã, Belém, Conceição e Areia de Baraúnas.

25 de abril – Pilar, Pilões, Boa Ventura e Aguiar.

26 de abril – Mogeiro, Casserengue, São José de Espinharas e Condado.

Adesão – As prefeituras de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira já aderiram à esta luta. Para isso, as cidades vão apresentar projetos criando no âmbito municipal uma semana de combate ao câncer de próstata.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios