Nordeste

Codevasf autoriza adutoras para levar água do Canal do Sertão

O acesso a água tratada para cerca de 3,6 mil pessoas que vivem ao longo do Canal do Sertão Alagoano está mais próximo. O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, assinou a ordem de serviço para implantação de quatro sistemas adutores que vão retirar, tratar e distribuir água do canal para 21 comunidades rurais difusas dos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia e Pariconha. A infraestrutura hídrica será implantada com recursos de cerca de R$ 16,5 milhões do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

A solenidade ocorreu no Ginásio Municipal de Água Branca, no semiárido alagoano, e contou com a apresentação dos projetos dos quatro subsistemas adutores. Antes de assinar a autorização para início das obras, o presidente da Codevasf destacou que também é de um estado do Nordeste, o Piauí, e que, assim como as comunidades beneficiadas, conhece a importância da água para a região e os problemas de escassez. “Vamos trabalhar para que a água chegue a cada uma das torneiras de todas as comunidades que serão atendidas. Alagoas pode contar com a Codevasf para que possamos trazer projetos que tragam soluções para o desenvolvimento regional do estado”, declarou Avelino Neiva. Ele ainda frisou que o apoio parlamentar foi fundamental para a execução do projeto.

Os benefícios sociais e econômicos a partir do acesso a água já tratada do Canal do Sertão Alagoano também foram destacados pelo prefeito de Água Branca. “Essa, com certeza, é a maior obra do século para a população de Água Branca, que vai beneficiar 50% do município. Vamos poder levar água potável para as torneiras das famílias, para matar a sede dos animais e para as pequenas plantações familiares. Com água, teremos maior geração de renda. Por isso, temos muito a agradecer à Codevasf e todos os envolvidos, pois a partir do momento que tudo começar a funcionar, acabou a dependência de carro-pipa”, apontou José Carlos de Carvalho.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, lembrou que a empresa esteve presente na implantação do canal do sertão desde os estudos iniciais, e hoje retorna investindo em obras de infraestrutura hídrica para levar a água potável às comunidades. “Hoje damos início a uma nova fase na vida dessas comunidades sertanejas, garantindo o direito fundamental de acesso a água e, com isso, o Canal do Sertão Alagoano cumpre sua função social. Vamos agora trabalhar em parceria com a Funasa para também levar água do canal para comunidades rurais de outros municípios sertanejos, como o Distrito de Piau, em Piranhas”, afirmou.

Também participaram da cerimônia o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Companhia, Napoleão Casado, parlamentares, os prefeitos de Pariconha, Fabiano Ribeiro de Santana, e de Delmiro Gouveia, Eraldo Cordeiro, agricultores familiares, entre outros.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios