Fórum de Envelhecimento Humano é realizado em Campina Grande

A Secretaria da Assistência Social da Prefeitura Campina Grande (Semas) realizou no Teatro Municipal Severino Cabral, o I Fórum de Envelhecimento Humano. O evento contou com 450 inscritos no total, entre estudantes de todas as universidades de Campina Grande, públicas e privadas, como também de pessoas que fazem parte de Grupos da Melhor Idade.

Na solenidade de abertura estava a secretária municipal de Assistência Social, Eva Gouveia, que na oportunidade representou o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. “Preparamos este evento com todo carinho, pois a temática é, além de importante, atual”, destacou Eva Gouveia. Também presentes Gilma Souto Maior (coordenadora do Centro Municipal do Idoso), Rubens Nascimento (coordenador do Cadastro Único da Secretaria da Assistência Social) e Joelma Martins (diretora da Proteção Básica da Secretaria da Assistência Social).

Foram homenageados durante o Fórum do Envelhecimento Humano a professora Maria Tejo e o médico geriatra João Marques. “Hoje tenho a honra de receber essa homenagem. Há 15 anos participei do primeiro grupo de idosos de Campina Grande”, relatou, emocionada, a professora Maria Tejo, que já exerceu o cargo de secretária da Ação Social.

Durante o evento foi apresentado o vídeo institucional, do Centro Municipal da Pessoa Idosa, mostrando os trabalhos desenvolvidos pelas equipes técnicas através de atividades culturais com grupos de idosos, prezando a integração social, com depoimentos de alguns idosos que fazem parte do Centro.

Foram mostrados, em dados demográficos fornecidos pelo IBGE, o envelhecimento da pessoa idosa de Campina Grande. Além do índice de desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), avaliação da educação, longevidade e renda, como também o protagonismo e empoderamento do envelhecer, onde os idosos são protagonistas de suas próprias histórias.

Ao término do evento foi realizada uma mesa redonda, com a participação de Maria Lucena Barbosa (representante da Pessoa Idosa), Valberto Cosme Lira (promotor de Justiça), Lívio Silva (coordenador do Fórum Permanente de Políticas Públicas de Inclusão das Pessoas com Deficiência e professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande), Manuel Freire (coordenador da Universidade Aberta à Maturidade da UEPB), Rosa Amélia Vitorino (coordenadora Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa) e Maria Margarida (presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa).

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^ Ir Para Topo ^