HOME_______________________________________________

Couto: sistema de segurança pública não tem consistência

coutoO deputado Luiz Couto (PT-PB) defendeu, pronunciamento na Câmara Federal, uma profunda mudança no sistema de segurança pública do Brasil.

Para Couto, a segurança, da forma como está, não resolve e não enfrenta os graves e grandes problemas existentes. “Por isso, além da reforma política, precisamos modificar o sistema de segurança que passa, entre outras coisas, pela formação dos profissionais e pelos mecanismos de investigação”.

Luiz Couto afirmou que, quando há um crime, as provas testemunhais são facilmente derrubadas e não se faz um trabalho para encontrar evidencias materiais, usando mecanismos de inteligência, “importantes para uma investigação”.

“O fato é que nosso sistema de segurança pública não tem mais consistência. Colocamos remendos, mais remendos e não resolvemos”, enfatizou, acrescentando que o sistema penitenciário nacional também precisa passar por uma reforma profunda.

O parlamentar ressaltou que, muitas vezes, o que acontece não é culpa dos policiais ou dos agentes. Mas, segundo ele, é o próprio sistema que leva a essas situações. Destacou que o pagamento de propina e a extorsão parecem algo comum. Na realidade, completou, não se adotam providências e a impunidade passa a ser a grande força dessas pessoas.

Couto disse acreditar que somente com a modificação no sistema de segurança pública é que haverá condições para enfrentar a violência, o crime organizado, o narcotráfico, o tráfico de pessoas e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^