HOME_______________________________________________

Delegação recorde do Brasil terá 465 atletas

Agora é oficial: a delegação brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terá 465 atletas, um recorde absoluto do país em competições do gênero. Nesta segunda-feira, dia 18, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) fechou a lista da equipe nacional. A inscrição foi feita na Vila Olímpica Rio 2016 pelo chefe da Missão Brasileira, Bernard Rajzman, e os subchefes Marcus Vinicius Freire e Gustavo Harada.

Entre os representantes, serão 209 mulheres e 256 homens. O recorde anterior havia sido registrado em Pequim 2008, quando o Brasil competiu com 277 atletas (132 mulheres e 145 homens). No total, a delegação terá 806 pessoas, entre atletas e oficiais (técnicos, preparadores, médicos…). Alem dos credenciados, cerca de 200 outros profissionais atenderão os atletas brasileiros nas bases exclusivas.

Inicialmente, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) havia anunciado, na segunda-feira (18.7), o número total da delegação Brasileira para as Olimpíadas com 462 atletas. Entretanto, a Federação Internacional de Canoagem (ICF) suspendeu por dopping as equipes da Romênia e Bielo-Rússia dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com a realocação das quotas olímpicas, o Brasil herdou a vaga olímpica do K4 Masculino da Bielo-Rússia e, assim, os canoístas Roberto Maehler, Celso Oliveira e Vagner Souto juntam-se à Gilvan Ribeiro na equipe olímpica de Canoagem Velocidade do Brasil para a disputa do K4 Masculino no Rio 2016. Com isso, o número de atletas da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos foi ampliado para 465.

“Encerramos uma fase importante da preparação. Foi uma longa reunião, onde não deixamos passar nenhum detalhe”, afirmou Bernard Rajzman. “O Time Brasil teve a melhor preparação da história, coroada com o recorde absoluto de integrantes de uma delegação nacional em qualquer edição dos Jogos”, completou.

As modalidades com maior número de atletas serão: atletismo (67), futebol (36), natação (33), handebol (28) e polo aquático (26). Em cinco modalidades, o Brasil fará a estreia em Jogos Olímpicos: badminton, ginástica de trampolim, golfe, hóquei sobre grama e rúgbi.

Além disso, a delegação também disputará pela primeira vez as seguintes competições: canoagem velocidade feminino, polo aquático feminino, ginástica artística masculina por equipes, conjunto de nado sincronizado e saltos ornamentais sincronizado.

Primeiros “moradores”

Parte da missão brasileira já está alojada na Vila Olímpica Rio 2016, antes mesmo da abertura oficial, marcada para domingo, dia 24. “Estamos montando toda a estrutura que será utilizada. Quando os atletas começarem a chegar, vai estar tudo pronto”, afirmou Bernard.

As primeiras equipes brasileiras que entrarão na Vila Olímpica, no próximo domingo, 24: Canoagem Slalom, Ciclismo Pista, Futebol feminino, Ginástica Artística masculina, Hóquei Sobre Grama, Saltos Ornamentais, Tiro com Arco, Tiro Esportivo – Carabina, Pistola e Prato.

Brasil2016.gov.br

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^