Destaques

Aesa e ANA apresentam restrições de uso da transposição

A atual situação do açude Epitácio Pessoa e as restrições de uso das águas da transposição do rio São Francisco serão apresentadas pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e Agência Nacional de Águas (ANA). A exposição será realizada no acampamento do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na cidade de Boqueirão, para usuários de água bruta.

Até a manhã desta quinta-feira o reservatório estava com 13,4 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 3,2% da capacidade máxima (411 milhões). Desde o encontro com as águas do Velho Chico no último dia 18, o volume de açude Epitácio Pessoas aumentou 1,4 milhão de metros cúbicos. 

“Aos poucos o açude está ganhando volume e gradativamente iremos liberar mais água para abastecer Campina Grande e cidades vizinhas. Depois que o abastecimento urbano for estabilizado veremos como será a liberação para o uso no campo. Por enquanto a irrigação continua proibida, sendo permitida retirada apenas para consumo humano e animal”, alertou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

Foram convidados para a apresentação desta sexta-feira em Boqueirão representantes de sindicatos de trabalhadores, câmaras de vereadores e prefeituras das cidades de Boqueirão, Cabaceiras e Barra de São Miguel. Além de técnicos da Sudema, Cagepa, Emater, Comitê de Bacias Hidrográficas da Paraíba, Polícia Ambiental e Ministério Público da Paraíba.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios