Escritor Horácio de Almeida recebe título de cidadão

Com o objetivo de homenagear e reconhecer os serviços prestados através da divulgação da cultura popular local exercidos pelo poeta Horácio de Andrade Lima, a Câmara Municipal de Campina Grande, mediante propositura do parlamentar Lula Cabral, realizou na noite dessa quarta-feira (16) uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão ao poeta e agradecer por sua contribuição na literatura campinense.

Horácio em suas obras utiliza um vocabulário simples, se destacando por esse estilo literário e trazendo fatos engraçados do cotidiano do povo. O contador de histórias, como é conhecido, nasceu na cidade de Cacimba de Dentro – PB no dia 16 de agosto de 1957 e é casado com Maria José Sarmento, com quem teve quatro filhos. Em 1978 veio morar em Campina, onde se formou em administração e também trabalhou em diversos jornais.

Seu primeiro livro foi lançado em 1983, intitulado “O Obscuro da Existência”. Atualmente é um dos autores que mais vende livros no Nordeste, sendo considerado pela crítica especializada por suas obras ultrapassarem a quarta ou quinta edição.

O autor da propositura, vereador Lula Cabral, saudou todos os presentes na solenidade em nome do Legislativo Campinense e justificou sua iniciativa garantindo que a cultura local está bem representada. “Esse título evidencia a pessoa de Horácio pois ele é um profundo conhecedor das raízes de Campina. Submeti esse projeto à Casa para evidenciar a cultura da nossa região através da obras do nosso homenageado”, explicou.

O homenageado discorreu sobre sua trajetória no mundo literário do município de Campina Grande, agradecendo pelo incentivo e reconhecimento dos seus projetos. “Essa cidade é um celeiro para contar histórias, é um pólo de cultura. Campina traz conquistas para todos os que vêm aqui, pois tem a capacidade de crescer, isso me faz amar esse lugar”, enalteceu.

Estiveram presente para homenagear Horácio de Almeida representantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), FIEP, SINCREDI e CREDUNI, CDL, Prefeitura Municipal de Cacimba de Dentro, Polícia Federal, CREAS, EDUEPB, SEMAS, vereadores da casa de Félix Araújo, familiares e amigos do homenageado.
Dirp/CMCG

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^ Ir Para Topo ^