Estado vacina 46,5% do público alvo contra a gripe

A Paraíba vacinou 430.314 pessoas contra a gripe, desde o início da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, no dia 17 de abril. Este número representa 46,5% do público-alvo, formado por 924.549 pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta, neste ano, é vacinar 90% desse público (832.094 pessoas) até o dia 26 de maio, quando termina a campanha.

“É muito importante que quem está dentro dos grupos prioritários e ainda não tomou a vacina procure uma unidade de saúde para se imunizar. Muita gente deixa para a última hora e esta nunca será uma boa opção. A vacina é segura e tem o objetivo de reduzir as complicações que levam às internações e mortalidades decorrentes do vírus”, alertou a técnica do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Mayara.
Até então, o Estado já recebeu 971 mil doses da vacina e elas já foram encaminhadas aos 223 municípios para serem aplicadas. “A previsão é que a última remessa de vacinas chegue nesta sexta-feira à SES, totalizando 100% das vacinas necessárias para a campanha (um total de 1 milhão e 177 mil doses). Elas serão distribuídas o mais rápido possível para os municípios nesta reta final”, informou Márcia.

A expectativa da Secretaria de Saúde é de que todos os esforços sejam feitos pelos municípios para que a meta seja alcançada o quanto antes e, dessa forma, seja evitado o surgimento de casos de gripe ou complicações causadas pela doença.

“Estamos otimistas e acreditamos que a meta será alcançada até o dia 26. Nosso alerta é para que os gestores dos municípios intensifiquem as atividades e, sobretudo, alimentem o sistema no site da campanha. Na prática, muitos municípios estão com cobertura vacinal mais alta, porém, não podemos ter acesso aos números reais sem a implantação dos dados no sistema”, explicou Márcia Mayara.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^ Ir Para Topo ^