Guarda preparada para utilizar Dispositivo Elétrico Incapacitante não letal

Os integrantes da Guarda Municipal de Campina Grande estão preparados para a utilização de Dispositivo Elétrico Incapacitante não Letal, por meio de pistolas das marcas Taser e Sparke. A informação é do coordenador do órgão, Marx Silva, que acompanhou o curso para operador desse equipamento, ministrado nesta semana pelos sargentos Velez e Ribeiro, ambos instrutores do Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Praças do 2º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba. O uso da Taser, pela Guarda Municipal, está amparado pela Lei Municipal 048/2010 e pela Lei Federal 13.022/2014.

Participaram do curso 60% do efetivo da Guarda Municipal, o que corresponde a aproximadamente 35 agentes. Os 40% restantes estavam mantendo o serviço nas ruas da cidade e participarão do curso em outra oportunidade. A Guarda Municipal possui um efetivo de 51 agentes, sendo 31 homens e 20 mulheres.

De acordo com Marx, nos próximos dias a Guarda Municipal e o 2º BPM estarão definindo a data da solenidade de entrega dos certificados aos participantes do curso. Ele acrescentou, que todos foram aprovados e estão aptos para o uso das pistolas. Ressaltou ainda, que o curso capacitou os agentes da Guarda Municipal para ações mais efetivas nas ruas da cidade. Com duração de 10 horas/aula, o tempo do curso foi dividido em instruções teóricas, com a realização de prova e práticas com simulado para uso correto da Taser.

O coordenador da Guarda Municipal explicou, que a Prefeitura Municipal está em fase de aquisição dos equipamentos (armas Taser e Sparke), que devem ser aprovadas pelo Exército. Ele acrescentou, que a aquisição desses equipamentos e a realização do curso são o primeiro passo para o aparelhamento da instituição. “Acreditamos que, na gestão de Romero Rodrigues, iremos evoluir para uma melhora na quantidade do efetivo como também nas estruturas de nossa Guarda Municipal”, ressaltou Marx Silva.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^ Ir Para Topo ^