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Projeto Senhor Orientador começa a operar

Para apoiar as micro e pequenas empresas neste momento de retomada da economia, profissionais experientes no mercado de concessão de crédito vão avaliar a capacidade de endividamento dos pequenos negócios e orientar os empresários na obtenção de capital de giro.

Os 310 consultores, selecionados pelo Sebrae entre aposentados de instituições bancárias, atuarão em todo o país.

Na Paraíba, oito consultores atenderão as micro e pequenas empresas do Estado que busquem crédito através do Programa Empreender Mais Simples.  Os atendimentos se iniciam no dia 20 de março.

Lançado nesta quarta-feira (15), pelo Sebrae e pelo Banco do Brasil, o projeto Senhor Orientador visa simplificar a concessão de crédito, além de proporcionar o retorno desses profissionais ao mercado de trabalho. A expectativa é que 36 mil micro e pequenas empresas de todos o país sejam atendidas até o fim do ano.

O Senhor Orientador dará início à fase de operação do Programa Empreender Mais Simples: menos burocracia, mais crédito, convênio assinado em janeiro entre o Sebrae, o Governo Federal e o BB com o objetivo de simplificar a gestão de micro e pequenas empresas e orientar o financiamento a empresários.
Um total de R$ 8,2 bilhões serão disponibilizados às micro e pequenas empresas nos próximos dois anos. Também serão investidos R$ 200 milhões no desenvolvimento e melhoria de dez sistemas informatizados para desburocratizar a gestão de empresas.

“A proposta do Empreender Mais Simples é simplificar a vida dos empresários, oferecendo condições para que as empresas tenham mais crédito com menos burocracia. A força dos pequenos negócios no país e, em especial, na Paraíba é grande. Eles correspondem a 99% do universo empresarial paraibano e representam quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Esperamos que este convênio contribua para impulsionar a economia do país através dos pequenos negócios, com a geração de emprego e renda”, destacou o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar.

Ao todo, quase 1,5 mil interessados se inscreveram para trabalhar como consultor de crédito do Sebrae. Participaram do processo aposentados do sistema bancário, com mais de 60 anos e, no mínimo, dez anos de experiência em análise de crédito e atendimento à pessoa jurídica. Os candidatos passaram por uma seleção e, depois de habilitados, fizeram uma capacitação online.

Dividido em três módulos, o curso abordou a missão e o planejamento do Sebrae, as características próprias e definidoras das micro e pequenas empresas, as linhas de financiamento do BB que serão oferecidas e a ferramenta de trabalho de campo que será utilizada na consultoria. O empresário interessado em obter crédito deve procurar o Sebrae em seu estado. Ele será encaminhado a um dos consultores credenciados no Senhor Orientador para realizar diagnóstico da empresa e avaliar se o financiamento é a melhor solução para o negócio.

A consultoria será presencial e remunerada, com duração de quatro horas. Cada consultor poderá atender até 210 empresas. Os selecionados firmarão contrato com o Sebrae até dezembro de 2018.

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