DestaquesSaúde

Secretaria de Saúde realiza dia D de vacinação neste sábado

A Secretaria de Saúde de Campina Grande realiza neste sábado, 30, o dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Trinta unidades de saúde abrirão para imunizar o público-alvo dos grupos prioritários.

A abertura do dia D será a partir das 8h. Esta é a segunda fase da campanha. Na primeira etapa foram imunizadas mais de duas mil gestantes e quase 10 mil trabalhadores em saúde.

No primeiro momento, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu quase 12 mil doses da vacina e iniciou a vacinação somente com grávidas e profissionais das redes pública e privada de saúde.

Agora, foram enviadas mais 26 mil doses e a vacina será ofertada para os outros grupos também, que são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, idosos a partir de 60 anos, detentos e trabalhadores do sistema prisional, população indígena, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e jovens de 12 a 21 anos de idade que cumprem medidas socioeducativas, além de pacientes com doenças crônicas.

Juntando todas as pessoas destes grupos são mais de 88 mil e a meta é imunizar pelo menos 80%, o que representa 70.872 pessoas. A maior parte é formada pelos idosos, são 43.349 pessoas com mais de 65 anos. São mais de 28 mil crianças, 5693 pessoas com doenças crônicas, 4957 gestantes e 815 mulheres que deram à luz. Serão imunizados 955 presos do Presídio Serrotão, 710 da Penitenciária Padrão, 105 do Presídio Feminino e 142 do Lar do Garoto.

As trinta unidades que abrirão neste sábado são os Centros de Saúde e outras Unidades Básicas de Saúde estratégicas divididas nos oito Distritos Sanitários da cidade, englobando toda a população. Um posto volante de vacinação também será montado no Instituto São Vicente de Paulo. No local serão vacinados os idosos e profissionais de saúde e haverá também café da manhã.

“É importante que os doentes crônicos levem uma requisição do médico para a vacina e os pais das crianças devem levar o cartão de vacinação dos seus filhos”, esclareceu a Coordenadora de Imunização, Miralva Cruz. Ela explicou que a cada ano os pesquisadores desenvolvem novas pesquisas com base no vírus circulante no ano anterior. Por isso, é imprescindível que mesmo quem tenha se vacinado no ano passado renove a imunização em 2016.

A vacina protege contra três tipos da gripe, incluindo a H1N1. A injeção previne complicações que a gripe pode causar como síndromes e hospitalizações. Algumas reações como vermelhidão, dor e enrijecimento do local da injeção e até febre são consideradas normais e podem durar até 48 horas. O vírus H1N1 está em circulação no Brasil desde a pandemia registrada em 2009.

Confira quais unidades abrirão neste sábado:

Distrito I
Centro de Saúde Francisco Pinto (Centro)
UBS Plínio Lemos (José Pinheiro)
UBS Wesley Cariri Targino (Nova Brasília)
UBS Jardim Tavares/Alto Branco

Distrito II
Centro de Saúde da Bela Vista
UBS Adalberto César (Pedregal)
UBS Mutirão
UBS João Rique (Bodocongó)

Distrito III
Centro de Saúde da Palmeira
UBS Inácio Mayer (Jeremias)
UBS Bonald Filho (Monte Santo)
UBS Araxá /Jeremias

Distrito IV
Centro de Saúde do Catolé
UBS Pedreira (Catolé)
UBS Tambor I
UBS Wilson Furtado (Vila Cabral de Santa Terezinha)

Distrito V
Centro de Saúde da Liberdade
UBS Raiff Ramalho (Santa Cruz)
UBS Ronaldo Cunha Lima (Conjunto Ronaldo Cunha Lima)
UBS Catingueira
UBS Romualdo Brito (Jardim Paulistano)
UBS Serra da Borborema (Ligeiro)

Distrito VI
Policlínica das Malvinas
UBS Adriana Bezerra (Santa Rosa)
UBS Ricardo Amorim (Malvinas)
UBS Rocha Cavalcante
UBS Djalma Barbosa (Catolé de Boa Vista)
UBS Estreito

Distrito VII
Centro de Saúde de São José da Mata

Distrito VIII
Unidade Mista Galante

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios