Encceja para privados de liberdade será aplicado em dezembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou as datas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

Agora, o exame será aplicado em 19 e 20 de dezembro. As datas anteriores, 21 e 22 de novembro, foram alteradas, segundo o Inep, devido a uma “adequação logística” entre o instituto e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada podem recorrer ao Encceja para obter a certificação do ensino fundamental (para isso, precisam ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova) e do ensino médio (para quem tem 18 anos completos ou mais).

Para as pessoas privadas de liberdade, as provas ocorrem nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos competentes. Cada unidade tem um profissional da área pedagógica responsável pela realização e pelo acompanhamento das inscrições; ensalamento e exclusão de participantes que tiverem liberdade decretada; acesso dos resultados; o pleito pela participação no Sisu e em outros programas de acesso ao ensino superior; e divulgação das informações sobre o exame aos participantes.

De acordo com o Inep, o Encceja será dividido em quatro provas objetivas, por nível de ensino, e uma redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha.

Confira abaixo o cronograma de aplicação.

Ensino Fundamental
19 de dezembro

Manhã (das 9h às 13h) e tarde (das 15h às 20h)

Prova I – Ciências Naturais

Prova II – História e Geografia

Prova III – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação

Prova IV – Matemática

Ensino Médio
20 de dezembro

Manhã (das 9h às 13h)

Tarde (das 15h às 20h)

Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Prova II – Ciências Humanas e suas Tecnologias

Prova III – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação

Prova IV – Matemática e suas Tecnologias

Governo do Brasil, com informações do Inep

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^ Ir Para Topo ^