Educação

Mil alunos da Rede Municipal participam da III Olimpíada de Trânsito

A conscientização para a segurança no trânsito começa cedo na Rede Municipal de Campina Grande. Cerca de mil estudantes do ensino fundamental participam, a partir desta terça, 25 de agosto, da III Olímpiada de Educação de Trânsito. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, através da ação integrada entre a Secretaria de Educação e a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP).

A abertura da 3ª edição da Olimpíada aconteceu na manhã desta terça-feira, 25 de agosto, no quadra da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro de São José. A competição educativa vai até 24 de setembro, sendo encerrada dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito. As atividades e competições serão promovidas no salão de eventos da Associação Campinense de Imprensa (ACI).

O Superintendente da STTP, José Marques Filho, destacou que as crianças vão exercer o papel de multiplicadores. “Educar as crianças para o trânsito é fundamental para que eles não sofram e pra evitar que no futuro eles façam outras pessoas sofrerem. Educação de trânsito é um dos maiores exemplos de cidadania que a gente pode oferecer. Cidadania é respeito e nossa tarefa aqui será ensinar a respeitar”, afirmou na abertura.

Para a secretária de Educação, professora Iolanda Barbosa, a Olímpiada reforça essa conscientização. “A Educação para o trânsito entra para o currículo da Rede Municipal por meio de ações como a Olímpiada. Estamos no processo de revisão curricular e a educação de trânsito ainda não ganhou status de disciplina, mas já está presente no cotidiano de sala de aula de modo transversal”, explicou Iolanda Barbosa.

O Secretário Chefe de Gabinete, Jóia Germano, representou o prefeito Romero Rodrigues na solenidade de abertura. “A Olímpiada faz parte do compromisso da gestão do prefeito Romero Rodrigues em garantir uma qualidade de vida melhor para essas crianças, pois sabemos que o trânsito é uma grande preocupação hoje e para o futuro. Na prefeitura trabalhamos sempre integrados, para fazer mais e melhor”, pontuou Jóia.

A proposta da Olimpíada é incentivar os alunos do Ensino Fundamental a desenvolver e executar tarefas relacionadas à Educação de Trânsito. Participam desta edição 24 escolas municipais. Ações educativas foram desenvolvidas de forma contínua no primeiro semestre, envolvendo 2.880 alunos. Os resultados de seus trabalhos serão apresentados naOlimpíada, com 960 alunos e 48 professores competindo.

Durante a 2ª fase da competição, a equipe que conseguir o maior número de doadores de sangue, tipo O negativo, terá uma pontuação extra. As três equipes melhores colocadas em cada nível receberão premiação. Os alunos das equipes campeãs receberão bicicletas e os professores, uma premiação em dinheiro. O chaveamento das Olímpiadas, com quais escolas vão se enfrentar na disputa, foi feito por sorteio realizado na abertura.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios