CidadesDestaques

Salão do Artesanato começa amanhã

Com o tema “Das águas que renovam a esperança nasce o desenvolvimento”, a 26ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba será aberta neste domingo (18), às 19h, em Campina Grande. O evento, que ocorrerá até o dia 2 de julho, mostrará o melhor do artesanato paraibano, além de atrações culturais, como teatro de bonecos e danças folclóricas ao som do autêntico forró pé de serra, xaxado e baião. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde)/Programa do Artesanato da Paraíba (PAP).

De acordo com a organização do Salão do Artesanato, a expectativa é que o evento receba um público de, no mínimo, 50 mil visitantes, com vendas que devem chegar a R$ 1 milhão. Ao todo, participam do Salão 333 artesãos, selecionados por meio de Edital de Chamamento Público. São oito regiões representadas, equivalentes a 80 municípios paraibanos, beneficiando mais de duas mil pessoas.

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, destaca que a realização do evento neste período do ano é muito esperada, já que coincide com as festividades juninas. “As festividades juninas são o símbolo da cultura nordestina, da cultura paraibana. Isso, sem dúvidas, acaba beneficiando o Salão do Artesanato, que oferece à população do Estado, aos turistas, produtos muito representativos de nossa identidade cultural”, explicou.

Quem visitar o Salão do Artesanato, realizado durante o Maior São João do Mundo, poderá ouvir o melhor do forró, xaxado e baião, além de MPB. Teatro de bonecos e danças folclóricas também fazem parte das atrações culturais da 26ª edição do evento. “Além disso, teremos desfiles de Moda PAP, um projeto do PAP que objetiva apresentar a moda de forma autêntica, mostrando as tipologias de fios existentes no Programa do Artesanato, a exemplo da renda renascença, do fuxico e do bordado”, completou Lu Maia.

O tema – O tema desta edição – “Das águas que renovam a esperança nasce o desenvolvimento” – faz homenagem à transposição das águas do Rio São Francisco, promessa de uma vida melhor para os paraibanos, com cerca de 90% dos municípios em estado de emergência. “Essa água também traz esperança para o nosso artesão, com grande parte deles vivendo em regiões de seca muito forte, tendo dificuldades para elaborar seus produtos à base de argila, por exemplo. Por isso, a escolha do tema”, acrescentou a gestora do PAP.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios