Manchete

Instituições superiores de controle dos países do G20 se reúnem para debater as prioridades do grupo em 2023

O Tribunal de Contas da União (TCU) representou o Brasil no SAI20 Summit, em Goa, na Índia. O encontro reuniu o SAI20, que é o grupo das instituições superiores de controle (ISC) dos países que compõem o G20. A cúpula debateu temas relevantes e atuais, como o uso responsável da inteligência artificial (IA) e blue economy, conceito que se concentra na utilização dos recursos oceânicos de maneira responsável.

O SAI20 é presidido pela ISC do país que está à frente do G20 – atualmente, a Índia. O grupo de engajamento SAI20 desempenha importante papel no monitoramento da implementação dos compromissos do G20. As ISC podem acompanhar o progresso, avaliar os resultados das políticas e fornecer feedback sobre a eficácia das políticas do G20. Esse monitoramento ajuda a garantir que os compromissos do grupo sejam transformados em ações.

Na abertura do SAI20 Summit, o controlador e auditor-geral da Índia, Girish Chandra Murmu, destacou o papel crucial que as ISC têm a desempenhar em auditorias relacionadas à blue economy e IA, para garantir boa governança, transparência, prestação de contas e otimizar seu impacto positivo na sociedade.

Na ocasião, Murmu anunciou o estabelecimento do Centro de Excelência em Blue Economy, no International Centre for Environment Audit and Sustainable Development (iCED) da SAI Índia, reconhecido como Centro de Treinamento Global para a Intosai. Ele ressaltou que o objetivo é criar um centro que promova pesquisas e seja também um catalisador para compartilhamento de conhecimento e capacitação entre as ISC na área de blue economy.

Durante o SAI20 Summit, as ISC aprovaram o communique, documento produzido por um grupo de engajamento do G20. O material reúne recomendações aos governos do G20 relacionadas ao lema do SAI20 em 2023 (Uma Terra, Uma Família, Um Futuro) e às prioridades da presidência da Índia (Blue Economy e Inteligência Artificial Responsável).

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios