Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019

Márcio quer mobilização para cobrar a volta da Transposição

O vereador Márcio Melo Rodrigues (DC) cobra a união de toda a sociedade, incluindo os senadores e deputados federais paraibanos no Congresso Nacional, além do Governo do Estado, deputados estaduais e vereadores para se mobilizarem junto ao Governo Federal para a retomada permanente e imediata do abastecimento do Açude de Boqueirão pela Transposição do Rio São Francisco, que foi suspensa sem maiores explicações e sem data para retorno.

O bombeamento de águas da Transposição do Rio São Francisco no Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, voltou a ser suspenso no último dia 22 de fevereiro. Esta é a terceira vez que o reservatório fica sem a vazão em menos de um ano. A primeira interrupção foi em março de 2018. A segunda aconteceu no início de fevereiro e durou até o dia 14, quando o serviço foi restabelecido. Agora por decisão do Governo Federal, o bombeamento foi novamente suspenso.

Ele demonstra a sua preocupação com a suspensão do abastecimento do açude que abastece Campina Grande e outras 17 cidades.

O parlamentar sugere que todos se mobilizem cobrando para que o Governo Federal volte a liberar as águas para abastecer o Açude de Boqueirão pelo Rio São Francisco, pois exatamente para isso é que foram investidos milhões de reais no projeto. O bombeamento da água da Transposição do Rio São Francisco para o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, no Cariri paraibano, foi suspenso pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

O reservatório de Boqueirão está com 86.440.260 milhões de metros cúbicos de água, de acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). O volume corresponde a 18,53 por cento da capacidade total que é de 411.686.287 m².

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


^ Ir Para Topo ^