Domingo, 13 de Outubro de 2019

Márcio solicita apoio para a construção de Hospital Federal no Tratamento do Câncer em Campina Grande

O vereador Márcio Melo Rodrigues apresentou requerimento na Câmara Municipal de Campina Grande propondo a união de esforços do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal campinense, dos senadores e deputados estaduais e federais para a luta em prol da construção de um Hospital Federal de Tratamento do Câncer em Campina Grande.

Hoje em Campina Grande só funciona o Hospital da FAP que desenvolve excelente trabalho no tratamento da oncologia.

A FAP está passando por enormes dificuldades como o Hospital Napoleão Laureano, a unidade de João Pessoa, com a defasagem de preços da Tabela SUS, sem reajuste a mais de 10 anos, provocando déficit para a Fundação em atividades importantes para a população, particularmente nos procedimentos de baixa e média complexidade, como obstetrícia.

A FAP hoje em dia é uma referência em oncologia no interior do Estado – mais de 50% dos pacientes oncológicos atendidos são de fora de Campina Grande – e está em processo de reclassificação de seu Hospital de UNACON – Unidade de Cancerologia – para CACON – Centro de Cancerologia – deverá haver todo um reposicionamento de suas atividades, passando a concentrar seus esforços em oncologia. A instituição realizou 72.000 sessões de radioterapia, mais de 18.000 sessões de quimioterapia e mais de 24.000 sessões de hemodiálise em 2018.

O deputado estadual Wilson Filho (PTB) confirmou junto ao ministro da Saúde, Henrique Mandetta, uma audiência em Brasília para tratar da oncologia na Paraíba. O encontro será na próxima quarta-feira (9), às 16h, na sede do Ministério. Durante a ocasião, além de tratar da situação do Hospital Laureano, Wilson Filho irá propor a implantação de um hospital federal público para tratar casos de câncer no Estado.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


^ Ir Para Topo ^