Educação

MEC abre inscrições para revalidação de diploma

O Ministério da Educação lançou o edital para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). As inscrições ficam abertas até 17 de agosto. Os valores das taxas de inscrição para cada uma das duas etapas do exame são de R$ 100 e R$ 300, respectivamente.

Requisitos

Para participar do exame, é preciso ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no País e apresentar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) emitido pela Receita Federal. O diploma de medicina deve ser expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida pelo Ministério da Educação do país de origem ou órgão equivalente e autenticado por autoridade consular brasileira.

Fases

A primeira etapa da prova, escrita, terá questões objetivas, de múltipla escolha, e questões discursivas. Na segunda etapa, o candidato deve passar por uma avaliação prática de habilidades clínicas, com tarefas específicas distribuídas em dez estações de trabalho. Ambas são eliminatórias.

A data da primeira fase está prevista para 11 de setembro. A prova objetiva terá duração de cinco horas e será aplicada das 8h às 13h. Em seguida, os candidatos terão três horas para fazer a avaliação discursiva, das 15h às 18h. A divulgação dos resultados dessa etapa deve ocorrer em 14 de outubro. A segunda fase está prevista para os dias 12 e 13 de novembro. O resultado será divulgado na data provável de 26 de dezembro.

O exame

O Revalida consiste em um processo unificado para revalidação de diplomas médicos estrangeiros compatíveis com as exigências de formação das universidades brasileiras. É uma ação articulada entre os ministérios da Educação e da Saúde. Em 2015, o exame teve 4,2 mil inscritos, dos quais 50,3% conseguiram a revalidação do diploma.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na página eletrônica do exame.

O edital

Portal Brasil

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios