Política

Mesa Diretora da CMJP debate parcerias com representante do MP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (Avante), junto com integrantes da Mesa Ditora da Casa fizeram uma visita de cortesia ao procurador-geral de Justiça da Paraíba, Francisco Seráphico da Nóbrega. A retomada e manutenção de parcerias, como o Hackfest e campanhas de combate à violência contra a mulher foram assuntos discutidos durante o encontro.

Além do presidente Dinho e do representante do Ministério Público Estadual, estavam presentes Eliza Virgínia (Progressistas), 1º vice-presidente; Thiago Lucena (PRTB), 2ª vice-presidente; Damásio Franca (Progressistas), 1º secretário; Bispo José Luiz (Republicanos), 3º secretário; e integrantes do MP como os procuradores Francisco Sagres, Janete Ismael, Álvaro Gadelha (corregedor) e Antônio Hortêncio Rocha (secretário-geral).

Segundo o presidente Dinho, o Ministério Público da Paraíba tem um papel de suma importância na sociedade. “O MP da Paraíba é referência aqui e em outros estados brasileiros. Nós temos várias parcerias com essa instituição e nossa intenção é mantê-las. São exemplos a retomada do Hackfest, campanhas de conscientização contra a violência à mulher e ações conjuntas na área de tecnologia”, afirmou.

Já o procurador-geral de Justiça, Seráphico da Nóbrega, destacou a importância das atividades do Poder Legislativo e defendeu a manutenção das parcerias entre o MP e a CMJP. “O Ministério Pública sabe da importância do trabalho desenvolvido pela Câmara e seus vereadores. São eles [vereadores] que vivem mais de perto os problemas e reivindicações da população. Por isso, queremos manter com a Casa trabalhos em comuns, como a realização do Hackfest e as campanhas sociais de conscientização, desenvolvidas com o Núcleo de Gêneros do Ministério Pública. O Hackfest, por exemplo, vai depender muito da situação da pandemia da Covid-19”, comentou o procurador, acrescentando que essa visita de cortesia aproxima mais as instituições.

Na opinião do procurador Álvaro Gadelha, o encontro demonstrou que o Poder Legislativo Municipal quer abrir um canal de diálogo com o MP. “Quando o presidente da Câmara e seus pares vêm ao Ministério Público, significa que eles querem abrir um canal de diálogo. Isso é muito importante. Acredito que as parcerias firmadas com a gestão anterior serão mantidas pela atual Mesa Diretora. Quem trabalha com o povo tem que dar bom exemplo”, ressaltou.

Na oportunidade, o presidente Dinho falou sobre a construção da nova sede da Casa e se comprometeu em levar o projeto para que os membros do MP possam analisar e apresentar sugestões. Os vereadores Damásio, Thiago, Eliza e Bispo José Luiz disseram que a boa convivência com as instituições públicas só traz benefícios e a população é quem sai ganhando.

Hackfest – É um movimento tecnológico cujo propósito se remete ao combate direto à corrupção, entendida como uma das principais causas para o desencadeamento da pobreza e miséria social. Ele estimula o desenvolvimento de aplicativos, portais e plataformas que permitam ao cidadão ter maior acesso a informações sobre o uso dos recursos públicos e as relações entre políticos, instituições públicas e privadas. Em João Pessoa, foi realizado em 2018 em parceria da Câmara Municipal, Ministério Público e diversos outros órgãos públicos.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios