Política

Miguel solicita a construção de uma arena para as quadrilhas juninas

miguel_rodrigues_menorO vereador Miguel Rodrigues apresentou requerimento na Câmara Municipal de Campina Grande solicitando a construção de uma arena para apresentação e ensaios das quadrilhas juninas da cidade.

O vereador Miguel Rodrigues explicou que Atualmente, as cerca de 13 quadrilhas juninas filiadas a Associação das Quadrilhas Juninas de Campina Grande – ASQUAJU não têm local próprio para se apresentarem, apesar de atraírem milhares de pessoas durante o período de festas de São João. “Por isso, solicitamos à prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura, a criação de uma arena para a apresentação e competição de dançarinos” completa.

A solicitação é proveniente de um pleito antigo da Associação das Quadrilhas Juninas de Campina Grande – ASQUAJU, que promove o Festival de Quadrilhas Juninas de Campina Grande no Maior São João do Mundo.

Uma arena, onde acontecerão apresentações e competições de quadrilhas juninas, será mais uma opção de entretenimento e lazer para campinenses e turistas e mais um incentivo ao desenvolvimento das associações que trabalham em prol das tradições folclóricas sem apoio público ou privado.

“Sugerimos ainda que o local para implantação desta arena seja o enorme canteiro central existente na Avenida Dinamérica. O logradouro mencionado dispõe de espaço suficiente para a edificação deste equipamento e ainda para construção de um estacionamento com cerca de cem vagas”. Concluiu Miguel Rodrigues.

A quadrilha junina incorporou-se à tradição brasileira no século XIX e se popularizou a partir da fusão com outras danças existentes. Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, esta é uma dança que teve o seu maior florescimento no Brasil rural – daí o vestuário campesino -, e se tornou própria dos festejos juninos.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios