Educação

Márcio defende aimstalaão de unidades das Escolas Cívico-Militares

O vereador Márcio Melo afirma que Campina Grande tem amplas condições de abrigar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares que é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.

O modelo tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.

Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Participarão da iniciativa militares da reserva das Forças Armadas, que serão chamados pelo Ministério da Defesa. Policiais e Bombeiros militares poderão atuar, caso seja assim definido pelos governos estaduais e do Distrito Federal.

A proposta do governo é usar as Forças Armadas em funções administrativas e na gestão nas escolas com o objetivo de melhorar os resultados das avaliações educacionais. A adesão de estados e municípios é voluntária.

Em 2020, 54 escolas de todo o país participarão do piloto do programa – cada escola vai receber R$ 1 milhão para implementar o projeto, de acordo com o MEC.

Márcio apresentou requerimento na Câmara Municipal de Campina Grande propondo que a Casa solicite ao presidente Jair Bolsonaro providências para a instalação de uma unidade de Escolas Cívico-Militares em Campina Grande.

De acordo com o parlamentar com a iniciativa serão gerados novos empregos e renda, e a consequentemente benefícios para Campina Grande e a Paraíba. O parlamentar sugere a mobilização da classe política, no intuito de articular junto ao Governo Federal esta iniciativa. O presidente da República já se manifestou favorável a implantar novas unidades nos diversos Estados brasileiros, e Campina Grande tem as condições ideais para abrigar uma unidade do porte.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios