Nordeste

Norte e Nordeste sem energia

Várias cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil estão sem energia elétrica. O apagão começou por volta das 16h desta quarta-feira (21). De acordo com nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um problema na usina de Belo Monte, no Pará, deixou as regiões sem luz. Ainda não há previsão para retorno do fornecimento.

“Uma perturbação no SIN (Sistema Interligado Nacional) causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas”, diz a nota emitida pelo Operador Nacional.

A Energisa na Paraíba, concessionária responsável pela energia elétrica no estado, informou que está de prontidão para que, assim que o sistema for normalizado, o fornecimento na Paraíba seja restabelecido.
Portal Correio

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios