Domingo, 13 de Outubro de 2019

PL institui Dia Estadual contra o Câncer de Mama e a Campanha Outubro Rosa

A deputada estadual Cida Ramos (PSB) protocolou na Assembleia Legislativa da Paraíba o projeto de Lei 1.947/2019 que institui a data 27 de novembro como o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama – nacionalmente, nessa data é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer – e, no mês anterior, fica sob responsabilidade do Poder Executivo promover em cooperação com a iniciativa privada e com entidades civis, a Campanha Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e aos cuidados no combate ao câncer de mama.

Em relação à Campanha Outubro Rosa, uma gama de serviços deverá ser realizada, entre elas, a promoção de palestras, a divulgação educativa através das redes sociais, a exibição de filmes, shows, peças teatrais e oficinas de pinturas, além da organização de maratonas nas principais cidades da Paraíba, bem como a realização de exames clínicos de mamografia.

Cida Ramos relembrou que o câncer de mama vem sendo compreendido como um relevante problema de saúde pública. “Essa questão merece atenção do poder público, seja federal, estadual ou municipal. Os dados são claros e demonstram que no Brasil as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 novos casos, o que representa 29,5% desse tipo de neoplasia. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença. As estatísticas mostram que quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos de idade.”, destacou.

Na Paraíba, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada mês 73 mulheres descobrem o câncer de mama, totalizando 880 casos por ano. O óbito em decorrência dessa doença registrou um aumento de 20% entre os anos de 2017 e 2018. A propositura indica ainda que o Poder Executivo possa criar uma Comissão Intersetorial para elaboração do projeto da Campanha Outubro Rosa, com a indicação de vários representantes de secretarias de estado.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


^ Ir Para Topo ^