Márcio quer a mobilização para municipalizar os serviços da CAGEPA

0

O vereador do PSDC, Márcio Melo Rodrigues, defende a mobilização da Câmara Municipal de Campina Grande, juntamente com o prefeito Romero Rodrigues, com vistas à municipalização dos serviços da CAGEPA na Rainha da Borborema. Ele quer o apoio do Poder Legislativo à iniciativa do prefeito campinense e o reconhecimento da importância da municipalização para Campina Grande e o seu povo.

No entendimento do parlamentar, Campina Grande não pode ficar a reboque do Governo do Estado da Paraíba e não receber os recursos devidos que lhe são de direito. Aliás, ele ressalta que Campina Grande já dispunha no passado de sua companhia de saneamento, a SANESA, que simplesmente foi repassada para a CAGEPA.

A SANESA (Saneamento de Campina Grande) foi criada em quatro de novembro de 1955. Onze anos depois, em 1966, foi constituída, no dia 30 de dezembro, a Sanecap (Saneamento da Capital) e a CAGEPA, que tinha abrangência estadual. As três empresas funcionaram paralelamente até 1972, quando houve a unificação de todas as companhias, que passaram a funcionar como CAGEPA. Desde então, praticamente todas as cidades paraibanas passaram a ser atendidas pela companhia, com os recursos sendo administrados pela Cagepa em João Pessoa.

Para ele, a população campinense precisa de recursos financeiros para que o Poder Público municipal possa construir mais escolas, creches, e a prestação de serviços nas áreas da educação, da saúde, na construção de pavimentação de calçamentos, levar água às comunidades rurais, etc. Enfim, contribuir para o desenvolvimento e a aplicação de verbas para melhores condições de vida para todos e todas.

Márcio lembra que o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, declarou que está sendo estudada a municipalização dos serviços de saneamento básico para a cidade. A pretensão de Romero é que seja aberta discussão junto à sociedade e depois feito um edital para uma nova concessão, inclusive, com a participação da Cagepa. Ele assegura que o edital buscará contemplar temas importantes, como exemplo a reutilização da água.

Ressalte-se que a concessão foi feita por um período de 50 anos, no ano de 1964, e se encerrou ano passado. Dessa forma, será preciso abrir uma discussão com a sociedade, e se aprofundar no tema, para que possa elaborar um edital.

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

^ ^^ ^