Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019

Prefeitura inscreve quase 1.200 agricultores no “Garantia Safra”

A Prefeitura de Campina Grande inscreveu, de 17 de outubro a cinco deste mês de novembro, 1.160 agricultores no Programa Garantia Safra, com vistas ao exercício 2019/2020. A quantidade de interessados alcançou praticamente o mesmo patamar do ano passado, quando pouco mais de 1.200 se apresentaram para tentar o benefício.

O número de agricultores cadastrados no Garantia Safra foi liberado nesta quarta-feira, 6, pela Secretaria municipal da Agricultura (Seagri), encarregada pelas inscrições, efetuadas nos Distritos de Catolé de Boa Vista, Galante e São José da Mata, em parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER).

A maior procura ocorreu no Distrito de São José da Mata, onde 427 trabalhadores rurais foram inscritos no programa, seguido de Catolé de Boa Vista, com 392 e, por fim, Galante, onde 341 se habilitaram para tentar o benefício do Garantia Sagra.

O Garantia Safra se trata do programa de ajuda pecuniária oferecida pelas três esferas do Poder Executivo – federal, estadual e municipal, para cobrir prejuízos em caso de eventuais perdas da produção agrícola, geralmente ocasionadas pela falta de chuva e/ou pelo surgimento de pragas.

As inscrições foram iniciadas em 17 deste mês de outubro passado, chegando ao seu final nessa terça-feira, cinco de novembro, em São José da Mata, para onde convergiram os trabalhadores da zona rural do referido Distrito interessados pelo benefício. Esta mesma logística de trabalho fora adotada pela equipe da Seagri em Galante e em Catolé de Boa Vista.

A partir de agora, a relação com os nomes dos produtores rurais inscritos no Garantia Safra será encaminhada à Secretaria Nacional da Agricultura Familiar, em Brasília, a quem cabe selecionar de definir, parcial ou totalmente, quais dos interessados terão direito a essa ajuda financeira, com base nos requisitos exigidos por aquele próprio órgão federal.

Após essa triagem, os produtores rurais a serem contemplados com o Garantia Safra receberão carnê para efetuar o pagamento de uma taxa de 17 reais, o que vai lhes assegurar o recebimento do benefício, caso haja perda da safra prevista para o ano de 2020. A previsão desse pagamento é para o segundo semestre do próximo ano.

Mesmo estando em Brasília, onde representa a Prefeitura de Campina Grande no Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária, o secretário municipal da Agricultura, Renato Benevides Gadelha, fez questão de se congratular com a equipe responsável pelas inscrições, enviando-lhes a seguinte mensagem:

“Agradeço à família Seagri que participou de forma exemplar no cadastro do Garantia Safra. Parabenizo a todos que cumpriram, com zelo e dedicação, sua missão”.

Segundo ele, o empenho dos servidores nesta e em outras atribuições da Secretaria da Agricultura é reflexo da preocupação do prefeito Romero Rodrigues em fazer o que há de melhor em favor dos moradores da zona rural de Campina Grande.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


^ Ir Para Topo ^