CotidianoDestaques

Prefeitura perfura poço para garantir abastecimento de água no Isea

A Prefeitura Municipal de Campina Grande perfurou um poço nesta sexta-feira, 19, no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea, para garantir o abastecimento de água na maternidade e não comprometer os atendimentos e os serviços realizados na unidade.

O poço perfurado conseguiu render uma boa vazão de água e o líquido vai passar por análise na próxima segunda-feira, 22. O Isea consome 70 mil litros por mês e a Prefeitura Municipal de Campina Grande já havia comprado reservatórios para armazenar o líquido. A capacidade de armazenamento na unidade é de 200 mil litros.

Com isso, a Secretaria de Saúde pretende diminuir a contratação de caminhões-pipa que abasteciam estes reservatórios. “Isto deve representar também uma economia financeira”, explicou a Diretora Administrativa do Isea, Ilka Nunes.

O Hospital Municipal Pedro I também já possui um poço artesiano, com vazão de até 3 mil litros por hora. A água retirada do poço do Pedro I está ajudando a abastecer os outros hospitais e Unidades Básicas de Saúde – UBS. A unidade hospitalar tem ainda caixa d’água e cisterna com uma capacidade total para armazenar 144 mil litros.

Desde 2013, a PMCG já investiu mais de R$ 200 mil em ações como compra de reservatórios e locação de carro-pipa, além da aquisição de um sistema de osmose reversa digital para assegurar a qualidade da água utilizada no tratamento de hemodiálise do Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel. No hospital o consumo diário é de 65 mil litros. A unidade possui cisterna e neste ano já ganhou mais dois reservatórios, de 20 mil litros cada, aumentando a capacidade de armazenamento de água para 170 mil litros.

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h possui uma caixa d’água que suporta até 5 mil litros e uma cisterna armazena mais 12 mil, atendendo à demanda da unidade. Já o Hospital da Criança e do Adolescente dispõe de reservatório de 12 mil litros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) possui três reservatórios com capacidade total de 3 mil litros.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios