Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019

Problema em PE deixa Boqueirão sem água da Transposição

O açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, Cariri paraibano, segue perdendo volume desde o início deste mês. De acordo com levantamento da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o reservatório possuía 26,32% de sua capacidade máxima no último dia 1º. Nesta sexta-feira (14), o açude registrou a marca de 25,66%.

O açude de Boqueirão possui capacidade de 466,5 milhões de metros cúbicos de água e é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outros 18 municípios.

Em contato com o Portal Correio, o presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, disse que a situação vem se arrastando desde o mês de fevereiro, quando o açude deixou de receber as águas da Transposição do Rio Francisco por conta de um problema no reservatório de Cacimba Nova, em Pernambuco.

Porfírio tranquilizou a população das cidades abastecidas pelo açude de Boqueirão e explicou que apesar de não ter uma previsão para que o problema seja resolvido, o atual volume garante água para essas localidades por, no mínimo, um ano. Segundo ele, mais de um milhão de pessoas são atendidas pelo manancial.

O Portal Correio entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento Regional para buscar explicações sobre o ocorrido, mas até o fechamento desta matéria não teve as solicitações respondidas.
Portal Correio

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


^ Ir Para Topo ^