Cotidiano

Receita Federal realiza operação “Meraki”

A Receita Federal realiza a operação ‘Meraki’ (do grego: fazer algo com a alma, com criatividade ou amor) junto às unidades aduaneiras (portos e aeroporto), na cidade de Fortaleza.  

A Divisão de Vigilância e Repressão ao contrabando e descaminho, detectou numa encomenda com 6 barras de ouro pesando 613g e valor aproximado de R$ 187 mil reais, proveniente de São Paulo com destino à Fortaleza.

O ouro é considerado bem da União e todos os que produzem, extraem ou comercializam, dependem de autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A mercadoria não possuía nenhuma nota fiscal emitida pela instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil a realizar a compra do ouro.   

Após realizar a apreensão, a Receita Federal encaminha a mercadoria para a Caixa Econômica Federal que manterá a sua guarda e ao fim do procedimento administrativo correspondente poderá vir a ser leiloada, caso se confirme sua origem ilícita.  

A atividade da Receita Federal na área aduaneira é fundamental para proteção da indústria nacional e promoção da geração de empregos no país evitando a concorrência desleal. Além disso, ações que fortaleçam a fiscalização nas zonas secundárias são extremamente importantes para a proteção da sociedade, pois evitam a entrada de produtos perigosos como armas, munições, drogas, cigarros e medicamentos ilegais.

Com informações da Receita Federal

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios