DestaquesSaúde

Saúde promove semana de prevenção ao câncer bucal

A saúde do ser humano começa pela boca, mas ela pode servir de porta de entrada para inúmeras doenças na própria boca e também no corpo todo. Uma das mais graves é o câncer bucal. Por isso, a Secretaria de Saúde de Campina Grande realiza de 12 a 16 de dezembro a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal.

A semana será marcada por ações que vão oferecer consultas em busca de lesões nos pacientes para encaminhar para o acompanhamento odontológico na rede de Saúde Bucal. As ações acontecem nos Centros de Especialidades Odontológicas, no Centro de Referência em Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador (Cerast), e na Praça da Bandeira com o programa Chegou o Doutor.

Durante toda esta semana também serão realizadas palestras com doutores especialistas na área que vão levar conhecimentos sobre o câncer, as características, as lesões e a prevenção aos Auxiliares de Saúde Bucal, os Agentes Comunitários de Saúde, servidores dos Centros de Atenção Psicossocial, do programa Consultório na Rua e do Núcleo de Assistência à Saúde da Família. “Além de prestar os serviços à população, nós fazemos uma grande reciclagem de todos os nossos funcionários”, explicou a Coordenadora da Rede de Saúde Bucal do município, Cassandra Duarte.

De acordo com Cassandra, a Prefeitura Municipal de Campina Grande vem investindo e ampliando o atendimento odontológico na atenção básica. No início de 2013 eram 40 equipes e atualmente são 54 equipes com dentistas e auxiliares nas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, foram instalados os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) nos Centros de Saúde, onde são realizados procedimentos mais complexos e até pequenas cirurgias. As equipes também fazem acompanhamento de crianças da rede municipal de educação para prevenir futuros problemas bucais.

O câncer de boca que se desenvolve na cavidade bucal é favorecido por fatores de risco como tabagismo, alcoolismo, exposição solar, maus hábitos de higiene oral, falta de dieta balanceada, aspectos hereditários e outros. Por isso, os integrantes dos Grupos de Tabagismo tratados nas Unidades Básicas de Saúde também participam das palestras, já que eles estão vulneráveis a desenvolver o câncer em função do fumo. O trabalho de tratamento com 33 grupos de tabagismo tem reduzido o número de fumantes na cidade e, consequentemente, evitado problemas de saúde nessas pessoas. Em 2014, 65% dos 588 inscritos largaram o vício.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira – 12 de dezembro

8h – Ação de busca ativa de lesões no CEO Galante

10h – Palestra educativa sobre prevenção do câncer bucal no CEO Galante

14h – Palestra sobre câncer bucal e lesões potencialmente malignas para servidores do Nasf e Consultório de rua no auditório do Conselho de Saúde

Terça-feira – 13 de dezembro

9h – Palestra sobre câncer bucal e lesões potencialmente malignas para ACS, ASB, Caps AD e Grupos de Tabagismo no Teatro Rosil Cavalcanti

14h – Ação de busca ativa de lesões no Cerast

16h – Palestra educativa sobre prevenção do câncer bucal no Cerast

Quarta-feira – 14 de dezembro

9h – Palestra sobre lesões mais frequentes da mucosa bucal no auditório da Biblioteca da UEPB

15h – Palestra sobre desordens com potencial malignização e câncer bucal no auditório da Biblioteca da UEPB

Quinta-feira – 15 de dezembro

8h – Dia D de busca ativa com programa “Chegou o Doutor” na Praça da Bandeira

14h – Dia D de busca ativa com programa “Chegou o Doutor” na Praça da Bandeira

Sexta-feira – 16 de dezembro

8h – Ação de busca ativa de lesões no CEO São José da Mata

10h – Palestra educativa sobre prevenção do câncer bucal no CEO São José da Mata

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios