Governo apresenta monitoramento em tempo real a transposição

A vazão das águas da transposição do rio São Francisco na Paraíba é acompanhada de forma ininterrupta pelo Governo do Estado. O monitoramento em tempo real foi apresentado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) aos participantes do Encontro Estadual dos Comitês de Bacias, que está sendo realizado em João Pessoa.

Quatro plataformas de coletas de dados instaladas ao longo do curso do rio Paraíba informam, via internet, a quantidade de água que sai da cidade de Monteiro e chega no açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão.

“Já instalamos a quinta plataforma e a expectativa é de que ela funcione ainda este mês e vamos adquirir a sexta em breve. A vazão em tempo real é um instrumento importante na fiscalização da água que está sendo retirada do rio. Além disso, fazemos o monitoramento do rio com imagens de satélites e feitas por drones”, informou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

Na manhã desta quarta-feira as plataformas localizadas no município de Monteiro apresentaram as seguintes vazões: 2.97 m³/s e 2.94 m³/s. No sítio Queimação, em Camalaú, 3.62 m³/s e 3.44 m³/s no sítio Conceição, em Sumé. Os dados em tempo real estão disponíveis no site da Aesa, www.aesa.pb.gov.br .

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^ Ir Para Topo ^