DestaquesEducação

Unicef destaca ações de combate ao Aedes aegypti nas escolas

Ressaltando o desafio de fazer chegar ao maior número possível de famílias medidas simples para prevenção e combate ao Aedes aegypti e a capacidade de mobilização de crianças e adolescentes, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) destacou em sua página na internet o trabalho desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, que incluíram na rotina escolar dos alunos temas relacionados às doenças transmitidas pelo mosquito.
O texto, escrito pelo americano Kent Page, cita como exemplo de trabalho exitoso a Escola Municipal Maria das Vitórias Pires Uchôa, localizada no Bairro das Cidades, visitada por ele e outros dois representantes do Unief no início do mês.

Na publicação, Kent relata que as ações de prevenção ao mosquito passaram a integrar o currículo escolar e ultrapassaram as barreiras físicas das unidades de ensino, já que depois de se apropriar dos conhecimentos os alunos passaram a visitar as casas do bairro, acompanhados de professores, para conversar com a população sobre as medidas de combate ao mosquito.

“Bater nas portas das casas de seus vizinhos não é somente um importante serviço à comunidade, mas também uma excelente experiência de aprendizado para as crianças. É a chance que elas têm de ensinar os adultos de seus bairros – entre eles, pais e membros da família – sobre o que aprenderam na escola”, afirma o texto publicado no site do Unicef, que também cita relatos de alunos da Rede Municipal sobre as lições aprendidas na escola e a redução do índice de infestação do mosquito nos imóveis de Campina Grande, de 6,3% para 4,3%, obtida entre os meses de abril e julho.

Em menos de um mês, essa é a segunda publicação de abrangência nacional a destacar o trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Ensino. Em sua última edição, a revista Escola Pública também citou as ações realizadas nas escolas de Campina Grande, salientando que a mobilização para combater ao mosquito começou antes mesmo da assinatura do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, proposto pelo Ministério da Educação (MEC).

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios