CidadesDestaques

Vacinação antirrábica é realizada em casa com muitos animais

A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou a vacinação antirrábica na zona urbana da cidade. De acordo com a Coordenação de Vigilância Ambiental e Zoonoses, estão sendo imunizados os cães e gatos dos proprietários que têm mais de dez animais e dos proprietários idosos.

As pessoas que desejarem receber a visita dos agentes devem ligar para o telefone (83) 3322-5760. “Estamos vacinando estes animais porque estes criadores geralmente não podem comparecer até os postos de vacinação que serão abertos no dia D”, explicou a coordenadora, Rossandra Oliveira. O dia D será em 17 de setembro.

O Centro de Zoonoses também oferta a vacinação aos donos que procurarem o espaço a qualquer época do ano. O Centro fica na Rua Isolda Barros Torquato, S/N, em Bodocongó, e realiza a vacinação, além de castração para permitir controle populacional e evitar a disseminação de doenças como a raiva. Os procedimentos são realizados na sala de cirurgia que foi construída em 2015.

Somente na zona rural devem ser vacinados 7 mil cachorros e gatos. Os sítios Lucas e Estreito já receberam a visita dos agentes, que seguem trabalhando nos outros sítios de Campina Grande.

A meta é imunizar 48 mil cães e gatos contra a raiva. No ano passado, a campanha também atingiu quase 50 mil bichos e é importante repetir a dose. A Secretaria de Saúde emitiu novos cartões de vacinação para que os donos possam fazer um controle maior da imunização dos bichinhos de estimação.

A raiva humana pode ser transmitida dos cães e gatos para o humano através do contato. A doença pode levar à morte, mas há anos não existe registro de raiva humana em Campina Grande.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios