HOME_______________________________________________

Vírus que ‘muda cor do Facebook’ ataca novamente

Uma das farsas mais antigas do Facebook está de volta. A chinesa Cheetah Mobile detectou um novo malware que se espalha prometendo o velho golpe de mudar as cores da rede social e já afetou mais de dez mil contas, infectando usuários em vários países do todo o mundo. Em inglês, o site/app do golpe ainda permanece no ar. Evite clicar em aplicativos que prometem esse “milagre”.

O malware aparece como um link patrocinado que divulga um aplicativo que permite trocar as cores do perfil mas, ao clicar nele, o usuário é levado a um site de phishing. Esse site leva os usuários que acreditam que estão visitando a URL “apps.facebook.com/themsandcolors” e redireciona-los para um site de phishing maliciosos automaticamente.

Este site tenta infectar o usuário de duas formas: primeiro, ele pede que seja visto um vídeo com um tutorial sobre como fazer pra mudar a cor do Facebook. Isto dá acesso temporário às credenciais de acesso do usuário, o que permite que hackers se conectem aos seus contatos.

Caso o usuário opte por não ver o vídeo, o site tenta fazer com que ele baixe um aplicativo malicioso. Em desktops, ele redireciona para um player de vídeos pornográficos. Já no Android, ele mostra um alerta dizendo que o dispositivo foi infectado por um vírus e sugere o download de um antivírus.

Este tipo de golpe é comum no Facebook, tendo aparecido várias vezes nos últimos anos. Segundo a Cheetah Mobile, ele é possível devido a uma vulnerabilidade na página de aplicativos do Facebook que permite a implantação de vírus e códigos maliciosos dentro de aplicativos na rede social.

As pessoas que foram infectadas podem resolver o problema desinstalando o aplicativo imediatamente e mudar sua senha. A empresa também recomenda que os usuários desativem completamente a plataforma (desativar o Facebook temporariamente) para evitar transtornos futuros, mas isto pode afetar aqueles que usam o Facebook para se conectar a sites de terceiros.
TechTudo 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^