Nordeste

Agevisa intensifica ações de fiscalização e orientação

“A Agência Estadual de Vigilância Sanitária está intensificando ações voltadas para a promoção através de fiscalizações, acompanhamentos e orientações técnicas disponibilizadas por meio dos inspetores sanitários”. Segundo Geraldo Moreira de Menezes (diretor-geral da Agevisa/PB), o objetivo é minimizar ou até mesmo extinguir os riscos ocupacionais e os acidentes de trabalho que possam ocorrer nos ambientes de trabalho na Paraíba.

As inspeções sanitárias, de acordo com a gerente-técnica de Inspeção em Saúde do Trabalhador, Sayonara Carlos da Silva Severo, passam a ampliar ainda mais a observação quanto a haver ou não respeito às práticas e procedimentos legais de segurança exigidos às empresas e seus funcionários, ou adotados espontaneamente. “Conforme dispõe a CLT (no tocante à saúde e à segurança do trabalho no Brasil), as empresas têm a obrigação de cumprir e fazer cumprir as normas de segurança do trabalho e de instruir os empregados sobre as precauções para evitar acidentes”, observou.

Os equipamentos de segurança, segundo Sayonara, são itens indispensáveis e devem ser usados corretamente pelo trabalhador, com a devida orientação da empresa, para prevenir doenças e acidentes no local de trabalho. Na implementação de proteção aos trabalhadores, existem os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e os EPIs Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ambos com o objetivo de promover a segurança do trabalhador.

Os EPC’s, conforme a gerente-técnica da Agevisa, são utilizados no ambiente de desenvolvimento de atividades para proteger todos os funcionários de riscos inerentes aos processos, ou seja, riscos a que o conjunto está exposto. “Sinalização, sensores de presença, sistema de ventilação e exaustão, sistema de iluminação de emergência, entre outros, são exemplos de medidas coletivas tomadas para diminuição de algum risco de um grupo de funcionários de uma empresa”, explicou.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios