Nordeste

Agricultura vacina rebanho bovino contra Febre Aftosa

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri), irá aplicar a vacina contra a Febre Aftosa, no período de quatro a 22 deste mês de novembro, nos animais bovinos com idade entre zero a 24 meses que integram os rebanhos dos Distritos de Galante, Catolé de Boa Vista e São José da Mata.

Esta medicação animal será oferecida gratuitamente, mas a Seagri vai dar prioridade aos pequenos produtores que estão inseridos na Agricultura Familiar, por se tratar de modestos criadores e de parco poder aquisitivo. Mesmo assim, a previsão dos técnicos encarregados dessa operação é vacinar o maior número possível de bovinos do município.

Neste mesmo período, também será aplicada a vacina contra a raiva em bovinos, equinos, asininos (jumentos) e muar (burros mulos), independentemente da idade dos animais.

Durante as visitas da equipe da Seagri às propriedades, já que o trabalho é feito em domicílio, por recomendação do secretário municipal da Agricultura, Renato Benevides Gadelha, os agricultores podem, também, agendar a data para vacinar seus animais contra a Brucelose. Neste caso, somente as fêmeas com idade entre três e oito meses de vida serão contempladas com a medicação.

CALENDÁRIO – De acordo com o plano de trabalho elaborado pela Seagri, o processo de vacinação obedecerá o seguinte calendário, sempre no horário compreendido das oito ao meio dia:

Galante: de quatro a oito de novembro;
São José da Mata: de 11 a 15 de novembro;
Catolé de Boa Vista: de 18 a 22 de novembro.

A equipe de vacinação é composta por João Paulo da Silva (técnico em Agropecuária), Pedro Vinícius Vitorino (médico veterinário), Josenilson Belmont de Brito (zootecnista), Jonas Avelino (técnico agrícola) e os acadêmicos em Medina Veterinária Alan Carvalho e Eduarda Almeida.

Segundo eles, a colaboração dos criadores no sentido de arregimentarem os animais nos dias de vacinação em muito facilitará o trabalho da equipe da Seagri.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios