Destaques

Conselho mobiliza sociedade contra a violência

O Conselho Municipal de Segurança Pública realizou nesta terça-feira, a sua primeira reunião, contando com a presença de representantes de todos os segmentos sociais e autoridades ligadas ao setor de segurança. O novo Conselho é presidido pelo vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho, que considerou o encontro um momento histórico para a cidade, levando-se em conta a necessidade da união da sociedade objetivando o combate à violência em Campina Grande. “Trata-se de uma luta de toda a comunidade e aqui, irmanados com os nossos parceiros, estamos levantando ideias para a adoção de medidas destinadas a fazer com que a paz volte a prevalecer em nossa cidade”, afirmou.

Na visão de Ronaldo Filho, a primeira medida fundaconselho_segurancamental será o levantamento dos principais problemas de segurança pública na cidade, vindo em seguida a análise das questões que mais inquietam a sociedade, num processo capaz de gerar respostas adequadas à realidade local. Também haverá por parte do Conselho uma avaliação mensal dos problemas e das medidas de combate à insegurança, esperando que até o final de 2014 possa haver a diminuição dos índices de violência e criminalidade em Campina Grande.

Conforme relatou Ronaldo, da parte da Prefeitura Municipal, muitas ações serão desenvolvidas para possibilitar o combate à violência na cidade. “Estaremos, ao longo de 2014, ampliando e construindo novos espaços de lazer e de prática esportiva, sobretudo com a instalação de novas praças nas comunidades mais carentes. Além disso, a PMCG vai investir no setor de iluminação pública, pois, sem dúvida, trata-se de um fator fundamental para dar mais segurança ao cidadão, inibindo a ação de criminosos em geral”, garantiu, acrescentando que caberá ao Conselho por ele presidido fazer o acompanhamento de todas estas ações adotadas por parte do governo municipal.

Ponderando que a questão da violência não é problema exclusivo de Campina Grande, sendo um desafio de âmbito internacional, Ronaldo Filho considera fundamental o aporte de maiores investimentos no campo da segurança pública, a exemplo da expansão do número de câmeras de monitoramento nas principais ruas da cidade (caso do projeto da STTP); maior qualificação, expansão e compra de equipamentos para a Guarda Civil Municipal; além de ações como a permanente melhoria de setores como educação, esportes, lazer, cultura e outros que possam valorizar e contribuir para a cidadania em geral.

O vice-prefeito informou ainda que a primeira reunião do Conselho teve como objetivo discutir o Estatuto que vai reger o trabalho dos conselheiros de Campina Grande. Ainda foi definida uma metodologia de trabalho destinada a oferecer com o máximo de rapidez respostas às necessidades da sociedade em termos de segurança pública.

“Esperamos, efetivamente, que possamos, até final do ano, já oferecer importante contribuição para o advento de um novo quadro da segurança pública local, com a redução dos índices de criminalidade no Município”, afirmou, acrescentando que, nos próximos dias, o Conselho promoverá palestras e debates com importantes especialistas da área de segurança pública visando expor para a população as causas e possíveis saídas para o problema da segurança pública.
PMCG

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios