Saúde

Saúde capacita profissionais no manejo de pacientes com dengue, zika e chikungunya

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nos dias 6 e 13 de fevereiro, uma capacitação sobre o manejo adequado de pacientes acometidos por dengue, zika e chikungunya. O intuito é capacitar profissionais que trabalham na rede de atenção à saúde no desenvolvimento de suas competências. As agendas serão realizadas no Auditório de Terapia Ocupacional da UFPB no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

De acordo com a chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas (NDTA) da SES, Fernanda Vieira, a capacitação do dia 6 é para profissionais de Hospitais e UPAs e a do dia 13 é para os municípios que compõem a 1ª Macrorregião de Saúde. Ela explica que a capacitação vai ocorrer devido a um considerável número de óbitos e registros de casos provávies de dengue e chikungunya em 2022.

“No dia 6, iremos treinar profissionais das Unidades de Pronto Atendimento e hospitais distribuídos por toda Paraíba e no dia 13 serão disponibilizadas para profissionais de saúde dos municípios da 1ª macro. Nesta agenda do dia 13, serão disponibilizadas 3 vagas ou mais para cada município para que eles enviem profissionais com perfil de multiplicador para reproduzir o treinamento dentro de seus municípios e assim atender da melhor forma a população”, pontua.

Fernanda reforça que a capacitação é importante pois, quanto mais cedo o paciente é identificado com um desses agravos e recebendo o tratamento adequado, há mais chance de o óbito ser evitado. “Quando fazemos a orientação bem feita na Atenção Primária, no pronto atendimento, evitamos que posteriormente esse usuário se agrave, venha a ser hospitalizado ou até mesmo chegue a óbito”, completa.

O manejo clínico das arboviroses também será realizado na 2ª e na 3ª Macrorregiões com agendas previstas para acontecer após o carnaval.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios