A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) prestou homenagem à memória do arcebispo emérito da Paraíba, Dom Marcelo Pinto Carvalheira. O presidente do Legislativo Paraibano, deputado Gervásio Maia, declarou a importância que o líder religioso teve para os paraibanos enquanto arcebispo do estado.
De acordo com Gervásio Maia, Dom Marcelo foi um homem que inspirou muitos paraibanos com a sua trajetória de vida. “O arcebispo trabalhou unindo a igreja aos que mais precisavam e deixou um legado enorme”, enfatizou o presidente da Casa de Epitácio Pessoa. Gervásio ainda ressaltou as homenagens do Legislativo a Dom Marcelo. “Hoje assinamos a indicação do nome de Dom Marcelo para a Escola Técnica Estadual em Guarabira, uma homenagem justa a este grande homem”, declarou.
Os deputados Frei Anastácio, Jeová Campos, João Gonçalves, e Raniery Paulino também exaltaram o trabalho desenvolvido por Dom Marcelo Carvalheira em defesa dos mais humildes, no combate às injustiças sociais. “Dom Marcelo era aquela pessoa agradável que criava unidade diante dos problemas, das dificuldades e na Diocese de Guarabira teve um papel fundamental na luta dos trabalhadores e trabalhadoras na região”, destacou o Frei Anastácio.
Nesta terça-feira os deputados também aprovaram, por unanimidade, a mensagem do governador do Estado, a Medida Provisória 252/2017 alterando o Prêmio Paraíba Unida pela Paz. Segundo a modificação, os agentes de segurança penitenciária passam a concorrer à bonificação junto com policiais militares e civis, que já gozam desse benefício financeiro por redução da criminalidade.
Também foi aprovado o requerimento 6.857/2017, do deputado Guilherme Almeida, que solicita ao Governo Federal a prorrogação das dívidas de custeio e investimentos de agricultores, a exemplo do que já ocorre com agricultores de outras regiões do pais. “Os pequenos produtores rurais estão passando por dificuldades extremas com os efeitos da estiagem dos últimos anos e carecem dessa prorrogação para pagamento de suas dívidas. Precisamos dar chances para que dias melhores cheguem para que o pequeno e sofrido agricultor possa se organizar para saudar seus compromissos”, afirmou o parlamentar.
O deputado Nabor Wanderley também demonstrou preocupação com os pequenos e médios produtores do estado, que sofrem com os efeitos da seca prolongada e estão sem condições de sobreviver. “Essa Casa deve cobrar do Governo Federal a liberação de empréstimos para essas famílias que estão sem dinheiro, sem produzir. Através do Banco do Nordeste ou de outras instituições financeiras o Governo Federal deve facilitar acesso dessas pessoas aos bancos”, pontuou.