Manchete

Painel sobre Mudanças Climáticas apresenta pesquisas e prepara simpósio nordestino

O Painel Paraibano sobre Mudanças Climáticas – A Consciência pelo Conhecimento, organizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, através da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia, discutiu a unificação de políticas públicas para enfrentar as mudanças no clima que já causam estragos na Paraíba – como períodos mais longos de seca ou de chuvas mais fortes.

O evento, encerrado no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em João Pessoa, reuniu entidades que mostraram suas pesquisas e ações a respeito desse tema. Os participantes apontaram para o próximo passo: uma reunião de âmbito regional, com o Simpósio Nordestino sobre Mudanças Climáticas, em novembro.

Para isso, será criado o Comitê Gestor Estadual sobre Mudanças Climáticas, com as entidades que participaram do painel. Uma primeira reunião que lançou a ideia aconteceu na tarde dessa quinta-feira, com a participação dos representantes das entidades presentes na ocasião. Mas em agosto, essas e outras serão formalmente convidadas pela Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia (SEC&T), que organizou o painel, para uma reunião que o fórum será formado.

Algumas das entidades que participaram do evento são a Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, a Sudema, a Assembleia Legislativa, a Prefeitura de João Pessoa, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a Cagepa, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Empaer, a Famup, a Embrapa, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e a universidades UFPB, UFCG, UEPB e IFPB.

“Iniciamos esse processo com um conjunto de lives sobre mudanças climáticasque estão disponíveis – e eu recomendo que a sociedade assista – no YouTube da Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia”, explica Rubens Freire, secretário executivo de Ciência e Tecnologia. “Realizamos agora o painel paraibano e pretendemos evoluir para um encontro nordestino. Isso porque, no âmbito do Nordeste, nós temos o Consórcio Nordeste e estamos iniciando um processo de construção de políticas públicas sobre o impacto das mudanças climáticas na Região”.

Se a tarde foi marcada pelo debate em torno desse comitê, a manhã foi marcada por apresentações da Embrapii, OAB, Embrapa, Iclei e Cagepa e, sobretudo, de projetos de pesquisadores de diversos campi do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) de cidades paraibanas com enfoques diferentes a respeito de estudos ecológicos que impactam na mitigação às mudanças climáticas: demandas hídricas em Guarabira; trabalhos em praças pessoenses sobre plantas que nascem na área urbana; a cobertura da mídia nacional sobre o relatório da ONU sobre mudanças climáticas, estudo feito no campus de Cajazeiras; o trabalho para criar uma unidade de conservação ambiental do Projeto Mirarim, em Lucena.

“Tem dois pontos que são essenciais neste evento: primeiro, a integração de um time de Governo sobre uma pauta tão relevante quanto essa, que nos atinge diretamente. Outro ponto é ver essa pauta sendo levada, que nos compete dentro da Educação, que é fazê-la chegar até as escolas. Ser tratado dentro do cotidiano escolar, fazendo com que o aluno possa realmente entender a importância da sua atitude como cidadão”, afirmou Gabriel Gomes, secretário executivo de Gestão Pedagógica da Seect.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios