Brasileiros estreiam no ciclismo BMX; colombiana é a primeira classificada
A Agência Brasil é a agência de notícias da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que distribui gratuitamente informações de interesse público. As notícias podem ser reproduzidas desde que citada a fonte.
Os atletas Priscilla Stevaux Carnaval e Renato Rezende começaram a disputa por medalhas para o Brasil no ciclismo BMX. A estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio ocorreu hoje (17), no Complexo Olímpico de Deodoro.
Na classificatória, Priscilla completou o percurso em 37,5 segundos e terminou em 15º entre as 16 competidoras. A primeira classificada foi a colombiana Mariana Pajon, que fez o percurso em 34,5 segundos.
As semifinais e a final feminina acontecem na sexta-feira (19).
Nos Jogos Olímpicos, a competição de BMX é disputada no formato supercross: cada bateria tem oito ciclistas – os quatro primeiros a cruzar a linha de chegada passam de fase até chegar à final.
No masculino, Renato Rezende ficou com a 16ª colocação, entre 32 ciclistas. Ele terminou o percurso em 35,4 segundos, 0,7 segundos atrás do francês Joris Daudet, que se classificou em primeiro com 34,6 segundos.
Amanhã (18), serão realizadas as quartas de final do masculino; as semifinais e final serão na sexta-feira (19).
A modalidade olímpica mais nova do ciclismo, o BMX está nos jogos desde Pequim 2008. No Rio, as disputas são individuais. Em uma pista cheia de obstáculos tem de 300 a 400 metros e vence o ciclista que cruzar primeiro a linha de chegada. Eles largam de uma rampa de oito metros, ganhando velocidade na descida.
Além do BMX, no Rio, ciclistas disputam provas de estrada, pista e mountain bike.
Powered by WPeMatico