Política

Câmara celebra centenário de nascimento de Ivan Bichara

A trajetória de vida do ex-governador da Paraíba e escritor Ivan Bichara (1918-1998) foi relembrada, durante sessão solene realizada em alusão aos cem anos de seu nascimento. A homenagem foi proposta pelo vereador Milanez Neto (PTB) e pela deputada estadual Camila Toscano (PSDB) e foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

A mesa de trabalho foi composta pelos propositores da solenidade, mais o ex-prefeito de Cajazeiras, Antônio Quirino de Moura; o secretário municipal de Turismo de João Pessoa, Fernando Paulo Milanez; o tabelião público e ex-chefe de gabinete do homenageado, Germano Toscano; o coronel do Exército Adolfo Maia; e a neta do homenageado Ana Maria Bichara.

O vereador Milanez Neto falou que Ivan Bichara construiu uma história de amor, responsabilidade, ética e honestidade. “Muito me orgulho em homenagear um político que tinha na essência a luta pela Educação e tornou-se um dos mais brilhantes políticos brasileiros. Um verdadeiro exemplo para todos os parlamentares paraibanos. Só os grandes nomes da política, como ele, conseguem ser eternos” exaltou.

A deputada estadual Camila Toscano fez um breve resumo da trajetória de vida do homenageado, destacando sua passagem como governador da Paraíba de 1974 a 1978, em indicação do presidente militar Ernesto Geisel. “Ivan Bichara é uma figura emblemática que contribuiu com o desenvolvimento político e intelectual do nosso estado”, resumiu.

Já o ex-prefeito de Cajazeiras, Antônio Firmino Moura, anunciou que as comemorações do centenário de nascimento de Ivan Bichara iniciou com uma celebração religiosa e se estende por ações diversas na cidade. “Nenhum político trabalhou tanto por Cajazeiras como Ivan Bichara”, afirmou.

O evento contou com a presença do vereador Leo Bezerra (PSB), além de familiares, amigos e admiradores do homenageado, e diversas personalidades pessoenses, como, por exemplo, o presidente da Academia Paraibana de Letras (APL), Damião Ramos Cavalcanti, e o jornalista Gonzaga Rodrigues. As vozes do Coral Antônio Leite de Figueiredo, da CMJP, sob a regência da maestrina Socorro Estrela e do preparador vocal e solista Paulo Brasil, apresentaram o Hino Nacional.

O homenageado

Cajazeirense, nascido em 24 de maio de 1918, Ivan Bichara Sobreira formou-se na Faculdade de Direito do Recife, em 1945, e, após o término do curso, voltou à Paraíba, onde advogou, principalmente, nas cidades de Guarabira e Sapé, além da Capital.

Ivan Bichara passou em concurso público para procurador na Paraíba e entrou na política em 1946. Foi deputado estadual, federal, governador da Paraíba e escritor. Entre suas obras publicadas, destacam-se ‘O Romance de José Lins do Rego’ (1971); ‘Carcará’ (1984); ‘Tempo de Servidão’ (1988) e ‘Joana dos Santos’ (1995). Faleceu no Rio de Janeiro em 11 de junho de 1998.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios