Política

Câmara homenageou os 40 anos do Movimento Cursilho

A Câmara Municipal, atendendo propositura do vereador e presidente do Poder Legislativo, Antonio Alves Pimentel Filho, realizou sessão solene para homenagear com Medalha de Honra de Mérito Municipal, o Movimento Cursilho de Caridade em Campina Grande. Também na oportunidade foi entregue o Título de Cidadania Campinense à professora Maria da Glória Araújo, tendo como autor da Lei o vereador João Dantas.camara_cursilhista_n_720

Participaram da solenidade cursilhistas, membros de entidades filantrópicas e movimentos religiosos entre eles o coordenador do MCC em Campina, Martim Elviro Medeiros; o representante da Regional II, Clodoaldo Muniz; Terezinha Queiroga que representou o MCC nacional; o dirigente espiritual do movimento, Padre Rachid Ilo Bessara Souza entre outros.

O autor da propositura saudou os presentes lembrando um pouco a história desse Movimento e disse que o mesmo surgiu no ano de 1930 na Espanha, idealizado pelos ‘Jovens da Ação Católica Espanhola, o Movimento Cursilho de Cristandade.  O movimento chegou ao Brasil em 1962, trazido pelos leigos e sacerdotes espanhóis.

Acrescentou que o 1º Encontro do Movimento Cursilho de Cristandade foi realizado em Campina Grande, no ano de 1975, na Escola Maristas de Lagoa Seca, no período de 23 a 26 de outubro com a participação do então bispo de diocesano Dom Manoel Pereira da Costa.

Pimentel ressaltou que o Movimento de Cursilhos, definindo-se como um “Movimento de Igreja”, tem seu lugar nas “Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” e tem sua missão específica na ação pastoral e evangelizadora e no contexto eclesial. Essa missão ou função ou função está determinada por seu carisma e expressa por sua finalidade: “Possibilitar a vivência do fundamental cristão, visando criar núcleos de cristãos que fermentem de Evangelho os ambientes, ajudando-os a descobrir e a realizar a vocação pessoal”.

O coordenador do MCC em Campina, Martim Medeiros destacou que nesses 40 anos já foram realizados 55 encontros com a participação de mais de 60 pessoas que surgem como novos evangelizadores e vão ao encontro de famílias que precisam de ajuda espiritual. O Padre Rachid agradeceu aos vereadores pela homenagem e encerrou sua fala com uma frase do escritor Fernando Pessoa, “o homem é a medida do seu sonho”.

Também foi ressaltado que O Cursilho destaca-se por ser um Movimento eclesial voltado a um primeiro anúncio explícito do ideal evangélico apresentado por Jesus Cristo (kerigma), com o propósito de despertar novas lideranças – preferencialmente, cristãos batizados que estejam afastados da Igreja -, a fim de que se tornem evangelizadoras de suas realidades particulares (denominadas “ambientes”).
CMCG

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios