HOME_______________________________________________

Campanha de vacinação antirrábica começa sábado pela zona rural

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande iniciará neste sábado, 6, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2016. A meta para este ano é imunizar 48 mil animais, entre cães e gatos. A campanha começará pela zona rural, onde deverão ser vacinados 7 mil animais. O ponto de partida será o sítio Lucas.

Os agentes da Vigilância Ambiental e Zoonoses da cidade farão o trabalho na zona rural. Depois será a vez das áreas urbanas. O dia D será 17 de setembro. Mesmo com a campanha os donos dos animais de estimação podem levá-los até o Centro de Zoonoses, que fica na rua Isolda Barros Torquato, S/N, no bairro de Bodocongó, para vaciná-los.

De acordo com a diretora do Centro de Zoonoses, Rossandra Oliveira, estima-se que na cidade existam mais de 60 mil cães e gatos. No ano passado, a Secretaria de Saúde vacinou quase 50 mil animais contra a raiva. “É importante repetir a dose novamente este ano para que os cachorros e gatos fiquem totalmente imunes à raiva”, disse.

No Centro de Zoonoses todos os animais recolhidos são imunizados e a nova sala de cirurgia permite fazer castrações, o que favorece o controle populacional e evita que os mesmos fiquem nas ruas e possam transmitir a doença.

A raiva animal pode ser transmitida para o homem, por meio da mordida, arranhão ou de um simples contato com a saliva. A doença pode levar à morte mas, graças ao controle de zoonoses, a cidade de Campina Grande não registra ocorrências da raiva humana há anos.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^