Cidades

Campina realiza Jornada Auxílio Brasil em parceria com o Ministério da Cidadania

Campina Grande sediou a Jornada Auxílio Brasil, para toda a Paraíba, no Teatro Municipal Severino Cabral. A capacitação é voltada aos servidores municipais que trabalham com programas de transferência de renda e assistência social do Governo Federal, como o Cadastro Único, e vem sendo realizada por etapas em todo o país desde a implementação do novo programa.

Durante o encontro, articulado pelo Ministério da Cidadania em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, por meio do Cadastro Único, da Secretaria de Assistência Social (Semas), participaram representantes do CadÚnico de 120 municípios no Estado, à exemplo de João Pessoa, Bayeux, Catolé do Rocha, Pombal, Bananeiras, entre outros.

Os membros da equipe técnica do Ministério da Cidadania, repassaram informações importantes para a condução por parte dos servidores, quanto à distribuição do Auxílio Brasil nos municípios, oportunidade em que foram sanadas dúvidas e outras informações importantes sobre o programa.

Estiveram presentes, o Secretário Nacional do Cadastro Único, Tércio Brandão, o Secretário Municipal da Assistência Social, Valker Neves, que também representou o prefeito Bruno Cunha Lima e o coordenador da Unidade no município, Rafael Durand.

Na ocasião, Inácio Machado, assessor do ministro Ronaldo Bento, do Ministério da Cidadania, destacou que a Jornada tem a intenção de aproximar as instruções nacionais, para os técnicos de municípios, em todo o Brasil: “A orientação é de levarmos conhecimento e tirarmos dúvidas de todos os gestores, além de levarmos sugestões para Brasília, quando há demandas que podem ser discutidas visando a melhoria do serviço”, destacou.

Para a técnica do CadÚnico de Cuitegi e Mulungu, Emidia dos Santos, a capacitação é muito importante, já que em virtude da pandemia, enfrentaram uma série de dificuldades no atendimento: “Primeiro tivemos que lidar com o Auxílio Emergencial, depois o fim do Bolsa Família e a implantação do Auxilio Brasil. Tudo isso veio com muitas informações, não só para nós, técnicos, mas para os próprios usuários. Em muitas ocasiões, essas informações não ocorreram de forma clara. Por isso viemos até aqui para participar desse momento enriquecedor, que irá facilitar muito o nosso trabalho”, declarou Emídia dos Santos.

Segundo o secretário Valker Neves, Campina Grande vem se destacando, através da Prefeitura Municipal, em realizar momentos como este: “O nosso município se configura como uma cidade hospitaleira, que abraça e que dá suporte para toda a Paraíba, para que haja cada vez mais, a boa prestação do serviço”, pontuou o secretário.

Conforme o coordenador do CadÚnico, Rafael Durand, a capacitação técnica é fundamental para estabelecer vínculos entre Brasília e os servidores dos municípios que estão na linha de frente com a distribuição de renda: “é muito importante que haja essa troca de informação e de atualização, tendo em vista as modificações dos programas sociais, à exemplo da mudança do Bolsa Família para o Auxilio Brasil”, lembrou Durand.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios