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Procon divulga cartilha com orientações aos consumidores para compras de Natal

Com o objetivo de dar uma forcinha aos campinenses na hora das compras de itens para o Natal, o Procon de Campina Grande elaborou uma cartilha com dicas e orientações.

O material chama a atenção do consumidor sobre a importância de realizar pesquisas de preços, pois o valor de um mesmo produto pode variar bastante de um estabelecimento para outro, sobretudo nesta época do ano. Outra dica importante é verificar a possibilidade de troca do produto, já que esse é um período onde é muito comum a compra de presentes.

As lojas são obrigadas a efetuar a troca somente em caso de defeito, com prazo de até 30 dias para bens não duráveis, como os alimentos, e de 90 dias para os duráveis, como aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e calçados. Sobre esse item, o coordenador executivo do Procon Municipal, Rivaldo Rodrigues, orienta que o consumidor ao adquirir o produto, informe à loja que o mesmo será para presente e já negocie a possibilidade de troca e, se possível, faça constar na nota fiscal um prazo para essa troca.

Para quem vai adquirir brinquedos, é bom ficar atento se nas embalagens consta a indicação de faixa etária do produto, além do selo de garantia do Inmetro que atesta a procedência e segurança. Se as compras forem feitas em lojas virtuais, é imprescindível verificar antes de tudo se o site é confiável. E não esquecer que essa modalidade de compra, segundo o Código de Defesa do Consumidor, garante ao consumidor o direito de arrependimento e dá o prazo de sete dias, a contar da data da entrega do produto.

“Ao fazer isso o cliente tem o direito de receber seu dinheiro de volta, sem que tenha que arcar com qualquer custo, inclusive de frete e outras taxas”, orienta Rivaldo Rodrigues.

O órgão orienta ainda que qualquer problema, o consumidor deve primeiramente negociar uma solução direto com o estabelecimento ou fornecedor. Caso não seja resolvido, entrar em contato com a fiscalização do Procon imediatamente por meio dos telefones 151 ou (83) 98802-5525, no aplicativo para celular Procon CG Móvel ou por e-mail contato@procon.campinagrande.pb.gov.br.

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