Saúde

Criada política estadual de apoio às vítimas de AVC

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o projeto de Lei 384/2019, de autoria do deputado Anderson Monteiro, que cria a Política Estadual de apoio às vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A Casa também votou favorável ao fornecimento de pulseiras de identificação para portadores de doenças crônicas e com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do Estado.

Anderson Monteiro afirma que sua proposta tem o objetivo de garantir as ações necessárias ao atendimento e tratamento das vítimas de AVC, garantindo aos pacientes o pleno exercício de direitos básicos, entre eles à saúde a à assistência social, além de promover a reabilitação e reintegração, através de grupos terapêuticos de apoio.

O deputado acrescenta ainda que o PL busca também o desenvolvimento de políticas e campanhas que viabilizem o acesso universal a medicamentos, exames e outros tratamentos. “Sendo o principal causador de mortes de adultos no país, o AVC gera também um déficit motor, com distúrbios de fala e linguagem. Nesse sentido, a intervenção adequada, com a disponibilização do tratamento competente torna-se essencial para a recuperação desses pacientes”, justificou Anderson Monteiro.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios