O deputado Federal Rômulo Gouveia (PSD-PB) participou da formalização da parceria entre o Instituto IPESQ e a Energisa. A solenidade aconteceu num restaurante de Campina Grande em frente ao Hospital Municipal Pedro I, no Bairro São José, que tem recebido as mães e as crianças com Microcefalia.
A parceria que foi articulada pelo deputado paraibano, consiste em três ações especificas por parte da Energisa que vai ajudar a minimizar os problemas sociais das famílias com crianças que foram acometidas com a microcefalia.
Desconto de 66% na conta de energia;
Cadastro no BCP e depois a concessão do desconto;
Como também a análise dos equipamentos eletrônicos obsoletos e a possível troca dos mesmos, resultando em economia de energia elétrica.
O IPESQ – Instituto Professor Joaquim Amorim Neto de Desenvolvimento, Fomento e Assistência a Pesquisa Científica e Extensão é uma organização civil de fins não econômicos, de caráter filantrópico, fundada em 2008 em Campina Grande – Paraíba.
Já o BPC é um benefício da Política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social.
“Todos nós temos que fazer a nossa parte e eu apenas fiz a união do instituto com a Energisa, que em parceria com a prefeitura de Campina Grande, no governo Romero Rodrigues, esta fazendo um ótimo trabalho com as famílias que tem filhos com microcefalia”, lembrou Rômulo Gouveia.
Participaram do evento o presidente da Energisa, André Theobald, a Secretária de Saúde Luzia Pinto, a médica e pesquisadora Adriana Melo, várias famílias que tem crianças com microcefalia, além de outras autoridades.