O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) lembrou que a Paraíba possui uma legislação vigente para prevenir ataques a instituições bancárias. A Lei n° 9.541/2011 é considerada por ele como um importante recurso para reduzir os crimes desta natureza no estado, pois prevê a inutilização de cédulas oriundas de caixas eletrônicos que foram alvo de arrombamentos.
O parlamentar afirmou que já apresentou a lei ao governador Ricardo Coutinho (PSB) e cobra seu cumprimento em todo o estado. “Existe uma lei de autoria da deputada Daniella Ribeiro, apresentada no início de 2011, sancionada pelo governador já em novembro”, explicou.
A lei obriga que as instituições bancárias deverão dispor de sistema que inutilize as cédulas em caso de violação do equipamento. “É uma lei muito bem formatada, passei uma cópia para o governador Ricardo Coutinho e, ao meu ver, essa lei contempla integralmente a preocupação do governador de proteger aos cidadãos e resguardá-los”, disse.
O líder governista destacou que, mesmo obtendo lucros milionários, as instituições financeiras não investem em segurança. Para o deputado, o cumprimento da Lei n° 9.541/2011 poderá contribuir para redução no número de crimes praticados contra bancos na Paraíba.